Mafalda Barreto diz ser fundamental Portugal continuar a afirmar-se como um destino seguro para o investimento de capitais

A managing partner da Goméz-Acebo & Pombo, Mafalda Barreto, aposta que as áreas com mais movimento em 2021 serão de imobiliário, contencioso e público.

Para Mafalda Barreto, managing partner da Gómez-Acebo & Pombo, em 2021 o setor de imobiliário, contencioso e público terão bastante movimento. A líder da firma acredita ainda que a tecnologia será também um “o polo interessante de atividade”.

Em termos de investimento estrangeiro, Mafalda Barreto afirma Portugal continua a ser um destino muito interessante para investidores estrangeiros. Ainda assim, tendo em conta o panorama deprimido no que respeita a capitais nacionais, considera que é “absolutamente fundamental que Portugal se consiga continuar a afirmar como um destino seguro para o investimento de capitais”.

Que setores, tendo em conta o contexto atual, podem ter mais movimento em 2021?

Com a informação atualmente disponível é expectável que exista um aumento de atividade no setor imobiliário, contencioso (em geral, mas com especial enfoque nas insolvências e restruturações) e na área de público, tanto no que respeita às energias renováveis como aos novos investimentos que serão implementados no âmbito dos programas de emergência. Adicionalmente, a tecnologia, nas suas diversas vertentes (incluindo a saúde) será um polo interessante de atividade.

Mafalda Barreto, managing partner da Gómez-Acebo & PomboPaula Nunes / ECO

Que tipo de operações podem vir a acontecer?

Espera-se um aumento relevante da atividade de M&A, tanto no que respeita a investimento para consolidação como investimento mais oportunista, por fundos estrangeiros. No setor financeiro contamos com um aumento do número de transações de carteiras de ativos non-performing (créditos e imóveis) pelos bancos locais e operações de restruturação dos financiamentos, tanto através de processos bilaterais como com recurso aos mecanismos pré-insolvenciais disponíveis.

Portugal continua a ser apetecível para os investidores?

Por razões muito distintas, que se prendem com fatores como a segurança, o clima ou o custo do investimento, Portugal continua a ser um destino muito interessante para investidores estrangeiros. É no entanto fundamental não colocar em risco o capital reputacional de Portugal, evitando decisões que colocam em causa investimentos em curso e mantendo uma política fiscal constante e coerente.

Tendo em consideração o panorama deprimido no que respeita a capitais nacionais, é absolutamente fundamental que Portugal se consiga continuar a afirmar como um destino seguro para o investimento de capitais, assegurando-se desta forma a dinamização da economia nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mafalda Barreto diz ser fundamental Portugal continuar a afirmar-se como um destino seguro para o investimento de capitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião