Nova carta de condução agora tem QR Code

Neste novo formato da carta de condução, destaca-se pela presença de elementos como "guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável", tendo em vista uma maior segurança. E em com QR Code.

Vem aí um novo modelo de carta de condução. Entre as principais novidades deste documento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), encontra-se o facto de neste documento passar a estar presente um QR Code, para que possa ser lido por um smartphone e remeter o seu titular para o IMT – Online.

Este novo modelo envolve ainda “técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia”, pode ler-se em comunicado, com a presença de elementos como “guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável” a serem introduzidos de forma a impedir uma reprodução indevida do documento.

Neste novo formato da carta de condução, destaca-se ainda a presença de uma estrutura lenticular MLI (multiple laser image). Através dela, pode observar-se, por via de diferentes ângulos de observação, a fotografia do titular do documento em pequena escala, gravada a laser, ou o número da carta de condução.

O presidente do Conselho Diretivo do IMT, Eduardo Feio, destaca neste âmbito “a importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento”, pode ler-se no comunicado.

Esta foi apenas uma das várias alterações sofridas pelo modelo da carta de condução desde a década de 60, sendo este um documento produzido na Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Nesta que é a sua versão mais recente, será também possível identificar, no verso do documento, se o titular do mesmo é habilitado a conduzir veículos agrícolas, através do símbolo de um trator.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova carta de condução agora tem QR Code

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião