Preço do 5G para “novos entrantes” duplica e chega aos 84 milhões de euros

O valor do espetro para "novos entrantes" no leilão do 5G duplicou e ultrapassou os 84 milhões de euros. Primeira fase do processo terminou esta segunda-feira.

Está encerrada a primeira fase do leilão do 5G, destinada exclusivamente a empresas que ainda não tenham presença no mercado de telecomunicações português. Nesta primeira parte do processo, o valor total do espetro disponibilizado pela Anacom mais do que duplicou, de 42 milhões para 84,371 milhões de euros.

A concurso estavam três lotes na faixa dos 1.800 MHz e um lote na faixa dos 900 MHz, com preços de reserva por lote de, respetivamente, 4 milhões e 30 milhões de euros. Ao final de oito dias de licitações, o preço de cada lote na faixa dos 1.800 MHz encareceu para 18,117 milhões de euros, enquanto o preço do lote na faixa dos 900 MHz manteve-se nos 30 milhões de euros.

Contas feitas, significa que o Estado vai encaixar mais de 84 milhões de euros com a venda destes lotes a “novos entrantes” no mercado. No entanto, apesar de se enquadrarem no leilão do 5G, são frequências destinadas à prestação de serviços de comunicações eletrónicas móveis de quarta geração.

A subida é demonstrativa do interesse de “novos entrantes” no mercado português, depois de a Anacom ter avançado com condições e regras menos apertadas para estas empresas. No entanto, para já, desconhece-se ao certo quem foram as empresas vencedoras dos lotes a concurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do 5G para “novos entrantes” duplica e chega aos 84 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião