Governo alemão estará a preparar plano de contingência para o Deutsche Bank

Enquanto isso, o presidente executivo do Deutsche Bank continua a garantir que o maior banco alemão não precisa de ajuda.

O governo alemão estará a preparar um plano de contingência para o Deutsche Bank, para o caso de o maior banco alemão vir a precisar de uma injeção de capital para cobrir custos de litígio. A notícia é avançada pelo jornal alemão Die Zeit.

Há vários cenários a serem analisados pelo governo de Angela Merkel. No mais brando, estuda-se a hipótese de vender unidades do Deutsche Bank, com a opção de garantias estatais para suportar estas operações. No mais extremo, o governo alemão admite ficar a deter uma participação de 25% do capital do Deutsche Bank — esta solução só avançaria em caso de emergência extrema.

Independentemente das soluções a serem estudadas, o governo espera que nenhuma delas seja necessária, salienta o Die Weit. Aliás, na segunda-feira, um porta-voz de Merkel disse que “não há fundamentos” para a especulação em torno de eventuais ajudas públicas ao Deutsche Bank.

Na origem das preocupações do governo alemão está a multa recorde que os EUA querem aplicar ao Deutsche Bank. O Departamento de Justiça norte-americano quer multar a instituição alemã em 14 mil milhões de dólares (cerca de 12,5 mil milhões de euros), no âmbito de um processo judicial em que o Deutsche Bank é acusado de ter tido um papel relevante na crise financeira de 2008. O banco é acusado de ter concedido empréstimos imobiliários de baixa qualidade, os chamados subprime. Os responsáveis alemães já fizeram saber que não tencionam pagar este valor e dizem que “as negociações estão apenas a começar”.

Apesar da notícia avançada pelo jornal alemão, as ações do Deutsche Bank seguem a valorizar perto de 2,3%, para 10,83 euros, impulsionadas pelas declarações de John Cryan. É que, enquanto o governo elabora este plano de contingência, o presidente executivo do banco continua a garantir que o Deutsche Bank não precisa de qualquer ajuda do Estado. Um aumento de capital não se coloca “neste momento” e aceitar ajuda pública “está fora de questão”, assegura.

(Notícia atualizada às 10h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alemão estará a preparar plano de contingência para o Deutsche Bank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião