5 coisas que vão marcar o dia

O Governo anuncia as novas medidas de restrição para travar a pandemia, no dia em que o Parlamento debate mais uma renovação do estado de emergência.

Serão conhecidas as novas medidas de restrição para travar a propagação da Covid-19 no país, que serão semelhantes ao confinamento que esteve em vigor em março, enquanto no Parlamento é debatida a renovação do estado de emergência. Este é também o dia em que Portugal avança com a primeira emissão de dívida do ano, a nove e 14 anos. É ainda confirmada a inflação de dezembro e da média do ano passado, bem como divulgado o Livro Bege da Fed.

Estado de emergência regressa ao Parlamento

Com o país em vias de entrar num novo confinamento, a Assembleia da República volta a discutir e a votar um pedido de renovação do estado de emergência. Na sequência do disparo de novas infeções e mortes dos últimos dias, o Presidente da República considera ser necessário alargar a situação de exceção no país face ao avanço da pandemia, para vigorar por mais 15 dias.

Governo revela regras do novo confinamento

O Governo vai reunir em Conselho de Ministros esta quarta-feira, para decidir as regras de combate à pandemia que serão aplicadas, para fazer face ao aumento de novos casos de Covid-19. Estará em causa um confinamento semelhante ao que esteve em vigor em março do ano passado, com a exceção das escolas, que permanecerão abertas, pelo menos para os mais novos.

Portugal estreia-se no mercado de dívida em 2021

Portugal vai estrear-se no mercado de dívida em 2021, sendo que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai realizar um leilão duplo de obrigações do Tesouro (OT) a nove e 14 anos, no qual pretende financiar-se até 1.250 milhões de euros. Esta será a primeira emissão de dívida de Portugal este ano, sendo que desta vez o IGCP escolheu fazer um leilão, em vez de uma venda sindicada.

INE confirma inflação de dezembro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma esta quarta-feira o Índice de Preços no Consumidor, referente ao mês de dezembro de 2020. A taxa de variação homóloga do índice terá sido de -0,2% em dezembro, igual ao registado em novembro, e a média do ano terá sido nula, segundo a estimativa rápida divulgada pelo INE no início do mês.

Fed divulga Livro Bege

A Reserva Federal dos Estados Unidos publica esta quarta-feira o Livro Bege, que compila dados sobre o sentimento empresarial e económico no país. Este relatório, disponibilizado oito vezes por ano, agrega os dados das 12 delegações da Reserva Federal dos Estados Unidos e serve de base para as decisões sobre as taxas de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião