Lisboa e Europa em queda de mãos dadas

O PSI-20 arrancou a última sessão da semana em terreno negativo, acompanhando as perdas registadas nos índices europeus.

O PSI-20 está a desvalorizar 0,41% para os 5.094,54 pontos no início da sessão desta sexta-feira, sendo penalizado quase por todas as ações do principal índice lisboeta, com destaque para a Galp Energia cede 1%.

Na Europa, os índices também estão em baixa na última sessão da semana, após as ações asiáticas terem caído durante a madrugada. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, segue a perder 0,6%, assim como o alemão DAX e o francês CAC, e o espanhol IBEX cede 0,5%, a mesma queda do britânico FTSE.

A preocupar os investidores está o aumento de casos na China, o que reforça as preocupações sobre a recuperação económica mundial. Além disso, a decisão dos EUA de colocarem a Xiaomi na lista negra levou a uma queda de 10% da tecnológica chinesa em Hong Kong, prejudicando ainda mais o sentimento dos investidores.

Em sentido contrário, o plano económico apresentado pelo Presidente eleito Joe Biden tinha dado algum fôlego às ações na sessão anterior. A Administração Biden pretende gastar 1,9 biliões de dólares para ajudar a recuperação económica nos EUA, mas primeiro terá de convencer o Congresso norte-americano após a sua tomada de posse a 20 de janeiro.

Em Lisboa, apenas duas cotadas seguem em alta: é o caso da Sonae e da REN, com ganhos ligeiros. As restantes cotadas estão inalteradas (2) ou em queda neste arranque da sessão. Exemplo disso é a Galp Energia que cede 1,6% para os 9,23 euros e a Pharol que desvaloriza 2,12% para os 13,88 cêntimos.

O BCP cede 1,04% para os 13,27 cêntimos e a Jerónimo Martins desvaloriza 0,99% para os 14,5 euros. Entre as quedas estão ainda cotadas como a EDP Renováveis, CTT, Corticeira Amorim, Semapa e a Altri.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e Europa em queda de mãos dadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião