Por causa do frio, há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num único dia

No gás natural, a REN também registou novos máximos históricos: na emissão diária do terminal de GNL de Sines para a rede e na exportação para Espanha, através da interligação de Campo Maior.

Os números mais recentes divulgados pela REN revelam que a onda de frio que tem vindo a atingir Portugal desde o início do ano levou os consumos de gás natural e eletricidade em Portugal a superar máximos históricos consecutivos tanto a nível de pico como de consumo diário.

No que diz respeito ao consumo diário, o consumo máximo de energia elétrica em cada dia foi subindo ao longo da vaga de frio, fixando-se no dia 13 de janeiro em 1.85,1 GWh, superando assim um máximo já com 11 anos, datado de 11 de janeiro de 2010.

O maior pico de consumo de sempre registou-se no dia 12 às 19h30 atingindo 9887 MW, ultrapassando o anterior pico, de 9.403 MW, igualmente de 2010.

Em relação ao gás natural, diz a REN que no dia 5 de janeiro se atingiu o consumo diário mais elevado de sempre, com 299,1 GWh, ultrapassando o anterior máximo de 269,9 GWh ocorrido em 5 de dezembro de 2017.

No mesmo dia, às 20500 atingiu-se o pico de consumo mais elevado de sempre com 14.874 MW, quando o anterior máximo era de 13.539 MW ocorrido em 7 de janeiro de 2020.

Ainda no gás natural de referir novos máximos históricos, no dia 5 de janeiro, na máxima emissão diária do terminal de GNL de Sines para a rede e no dia 8 de janeiro na exportação para Espanha, através da interligação de Campo Maior”, rematou a REN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Por causa do frio, há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num único dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião