Governo holandês demite-se em bloco após polémica com abonos de família
Em causa está a má gestão de abonos de família, depois de um relatório apontar as culpas ao Governo holandês.
O Governo holandês caiu. O Executivo liderado por Mark Rutte vai demitir-se em bloco por causa de um relatório que culpa o Governo pela má gestão dos abonos de família, que terão causado problemas financeiros a milhares de famílias, adianta a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), citando a emissora nacional holandesa NOS.
Esta decisão terá surgido no seguimento de uma reunião do Executivo em Haia, convocada pelo primeiro-ministro holandês, apenas dois meses antes das eleições legislativas. Mesmo com a demissão, os ministros poderão decidir permanecer no cargo até às eleições, em março.
Em causa estão acusações injustas de fraude na atribuição de subsídios a milhares de pais, por parte da autoridade tributária holandesa, que levaram a que muitas famílias ficassem endividadas. O fisco holandês acusou as famílias de reivindicarem de forma fraudulenta o pagamento do abono e exigiu reembolsos de dezenas de milhares de euros, entre 2013 e 2019.
Um relatório parlamentar considerou uma “injustiça sem precedentes” recuperar estes montantes sem dar aos acusados a oportunidade de provar a inocência, de acordo com a Deutsche Welle.
(Notícia atualizada às 13h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo holandês demite-se em bloco após polémica com abonos de família
{{ noCommentsLabel }}