Portugal é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19 por milhão de habitantes

Portugal é o segundo país com mais casos por milhão de habitantes. Apesar da baixa taxa de mortalidade, é o terceiro com mais mortes por milhão de habitantes.

Portugal é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19 por milhão de habitantes. O número de novos casos em Portugal tem estado, nos últimos dias, sempre acima dos 10 mil. Segundo os dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford, atualizados às 9h50 desta segunda-feira, a taxa de incidência (número de casos por milhão de habitantes) nos últimos sete dias (até 17 de janeiro) em Portugal é de 926,24.

Contas feitas, Portugal está apenas atrás de Israel em incidência da Covid-19, país que conta 996,39 novos casos por milhão de habitantes.

Fonte: Our World in Data, Johns Hopkins University

A seguir a Portugal encontra-se Andorra (com 918,92 casos por milhão de habitantes), República Checa (773,64) e a Irlanda (726,55). A Irlanda encontra-se numa situação bem diferente da semana passada, quando registou o máximo de 1322,92 casos por milhão de habitantes a 10 de janeiro.

Quanto à taxa de mortalidade, Portugal encontra-se em 97.º (retirando as variáveis referentes ao mundo, aos continentes e à União Europeia) com uma taxa de mortalidade de 1,6%. O país do mundo com maior taxa de mortalidade é o Iémen (29%), seguido do México (8,6%), Síria (6,4%), Equador (6,2%) e Sudão (6,1%).

Fonte: Our World in Data, Johns Hopkins University

Apesar da baixa taxa de mortalidade, Portugal é o terceiro país do mundo com mais mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias. Entre 10 e 17 de janeiro morreram 14,82 pessoas por milhão de habitantes. Portugal fica apenas atrás do Reino Unido (16,54) e da República Checa (16,31). Segue-se a Eslováquia e a Lituânia com 14,55 e 13,01 óbitos por milhão de habitantes respetivamente.

Fonte: Our World in Data, Johns Hopkins University

Quanto à testagem, Portugal é o 15.º país do mundo com mais testes por mil habitantes. O país realiza, em média, 4,78 testes por mil habitantes, de acordo com dados relativos a 13 de janeiro.

Portugal tem lutado para conter a propagação do vírus. O país entrou em novo confinamento geral, com dever de recolhimento domiciliário, na sexta-feira, mas o Governo está a pensar em apertar as regras esta segunda-feira, depois de uma afluência mais baixa que no último confinamento, em março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19 por milhão de habitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião