Corticeira Amorim cria tecnologia para acabar com o sabor a rolha

Naturity e Xpür são as novas tecnologias que vão erradicar o TCA (o que dá o "sabor a rolha" ao vinho). Presidente diz que foi cumprida uma promessa.

A Corticeira Amorim apresentou duas novas tecnologias, Naturity e Xpür, “desenvolvidas para remover o TCA detetável das rolhas naturais e criar um novo segmento de rolhas microaglomeradas”, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

A Naturity foi desenvolvida em pareceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e tem já a patente pendente. “Nenhum elemento artificial é usado no processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA”, explica a empresa portuguesa. O TCA é o que dá o “sabor a rolha” ao vinho. Esta tecnologia “reforça os resultados operacionais da NDtech” lançada em 2019.

Já a Xpür, que será utilizada nas rolhas Neutrocork e QORK, foi desenvolvida para “estender o desempenho de TCA não detetável para rolhas microaglomeradas”. Com esta nova tecnologia, o fabrico da rolha utiliza “apenas 25% da energia e 10% do CO2 anteriormente necessário”. A tecnologia Xpür faz com que as novas rolhas microaglomeradas da Corticeira Amorim não necessitem de tantos químicos para manter as propriedades naturais da cortiça.

Para António Amorim, presidente e CEO, este anúncio é o cumprir de um objetivo. “Estas tecnologias resultam de robustos investimentos financeiros, tempo e dedicação em I&D por parte da nossa equipa. Apesar dos obstáculos que 2020 colocou no caminho de todos, conseguimos cumprir a promessa feita de que íamos conseguir um um desempenho de TCA não detetável em todos os segmentos de rolha de cortiça até ao final do ano”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim cria tecnologia para acabar com o sabor a rolha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião