BE quer transportes públicos gratuitos em Lisboa durante confinamento
A proposta do vereador da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, tem como objetivo assegurar a segurança dos passageiros e cortar nas despesas das famílias e trabalhadores essenciais.
O Bloco de Esquerda (BE) propõe que, durante este novo confinamento, todos os transportes públicos em Lisboa sejam gratuitos. O objetivo passa por assegurar a segurança aos utilizadores e aliviar as despesas dos trabalhadores e das famílias.
O vereador do Bloco na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, apresentou esta quinta-feira na autarquia uma moção a pedir a “suspensão da obrigatoriedade da validação dos títulos de transporte a bordo” dos autocarros, elétricos, metro e comboio, refere o partido, em comunicado.
O objetivo deste pedido — endereçado à Área Metropolitana de Lisboa — é “claro”, lê-se. “Tal como no primeiro confinamento, precisamos assegurar a segurança para todos (…), assim como um alívio no orçamento dos trabalhadores essenciais e das famílias com filhos em idade escolar“.
No primeiro confinamento, refere o BE, a administração da Carris suspendeu as vendas de tarifas a bordo, decidindo que os passageiros não eram obrigados a validar os títulos de transporte. Assim, “hoje, (…) sabe-se que a distância social é a principal medida de combate à propagação do SarS-Cov-2, pelo que todos os ajuntamentos causados pela aquisição ou validação de títulos de transporte devem ser evitados“.
O Bloco salienta que o objetivo desta proposta não é “incentivar a mobilidade”, numa altura em que todos devem ficar em casa, mas que é importante perceber que o transporte público é a “única forma que muitos têm para se deslocar para o trabalho, para as escolas ou em deslocações de necessidade impreterível”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BE quer transportes públicos gratuitos em Lisboa durante confinamento
{{ noCommentsLabel }}