Empresa italiana desenvolve avião para transportar vacina contra Covid-19

No TravelCar, os assentos dos passageiros foram removidos e deram lugar a congeladores. O avião tem capacidade para transportar até 115 mil doses de vacina por viagem.

A Tecnam, empresa aeronáutica italiana, desenvolveu uma aeronave com o propósito de transportar a vacina Covid-19. Chama-se TravelCar P2012 e tem capacidade para transportar até 115 mil doses por viagem.

O TravelCar foi concebido exclusivamente para o transporte de vacinas e, como tal, os assentos dos passageiros foram removidos e deram lugar a congeladores. Outra das características desta aeronave é que, devido ao seu tamanho, tem mais flexibilidade em termos de aterragem.

A empresa italiana garante que o avião pode aterrar em terra, relva ou pistas de cascalho — que seriam perigosas para aviões maiores — e que pode chegar muito mais rapidamente ao destino do que uma carrinha, camião ou helicóptero, escreve o Jalopnik.

Para além da rapidez e da facilidade de aterragem, a Tecnam adianta que esta solução pode reduzir o custo de distribuição a apenas meio cêntimo por dose por cada hora de voo.

A vacina da Covid-19 desenvolvida pela Pfizer deve ser mantida a uma temperatura de 70 graus celsius negativos. Garantir essas temperaturas tem sido um grande desafio para a cadeia de distribuição.

Para a empresa aeronáutica, que aliou-se ao fabricante italiano de congeladores Desmon, o transporte das vacinas não requer apenas soluções de refrigeração especializadas, mas toda uma infraestrutura de unidades de transporte e sistemas de armazenamento especializados “para que nenhum desses frascos salva-vidas seja desperdiçado”.

“Nos últimos meses, todos nós desejamos uma vacina contra Covid-19 e a Pfizer/BioNTech tornou isso possível. Mas, não seria um ponto de viragem para a pandemia mundial sem a cadeia de distribuição capilar precisa, eficiente e acessível que agora somos capazes de fornecer”, destaca o diretor executivo da Tecnam, Giovanni Pascale Langer, citado em comunicado.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa italiana desenvolve avião para transportar vacina contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião