Prorrogação das moratórias “só deve abranger clientes dos setores afetados”

  • ECO
  • 29 Janeiro 2021

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera que a nova prorrogação das moratórias deve estar disponível apenas para os "clientes dos setores afetados” pela pandemia.

Esperava-se que fosse um ano de recuperação económica, o que levou os bancos a estenderem as moratórias até setembro de 2021. Mas com a terceira vaga da pandemia, o Presidente da República já fala numa nova prorrogação. Contudo, em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago), o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) defende que, a acontecer, este novo prolongamento “só deve abranger clientes dos setores afetados”.

Marcelo referiu no início de janeiro a possibilidade de se aliviar o prazo para pagar empréstimos por “três ou quatro anos” após o fim das moratórias bancárias, em setembro. Mas, sobre esta hipótese, Faria de Oliveira considera que “uma tal solução estaria condicionada à existência de condições de flexibilidade do quadro prudencial e contabilístico, semelhantes às que foram admitidas na primeira fase da crise”.

Contudo, “em qualquer caso”, continuou o presidente da APB, “eventuais ajustamentos às medidas em curso deverão ser dirigidos apenas aos devedores cuja atividade continue fortemente condicionada pela crise sanitária e pelas medidas adotadas para mitigar esses impactos”, ou seja, “só deve abranger clientes dos setores afetados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prorrogação das moratórias “só deve abranger clientes dos setores afetados”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião