Vendas no comércio a retalho caem 4,1% em 2020
A diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de 4,5% em dezembro, taxa superior em 0,8 pontos percentuais à observada no mês anterior, avança o INE.
As vendas no comércio a retalho caíram 4,1% em 2020, o que compara com um crescimento de 4,3% no ano anterior, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, a diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de 4,5% em dezembro, taxa superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.
A queda deste índice ficou a dever-se, por um lado, à contração de 9,9% verificada na atividade no âmbito dos produtos não alimentares, que compara com uma diminuição homóloga de 10,1% em novembro e, por outro lado, ao aumento em 1,4 p.p., para 2,4%, nas vendas de produtos alimentares no comércio a retalho.
O INE refere ainda que no quarto trimestre do ano passado, as vendas desceram 3,4% em termos homólogos, o que se deveu “exclusivamente à forte redução de 7,9% do comércio a retalho de produtos não alimentares, já que o comércio de produtos alimentares aumentou 2,3%”.
Em termos mensais, as vendas no comércio a retalho caíram 4,5% em dezembro, contra um recuo homólogo de 5,3% no mês anterior.
Em dezembro, os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram, respetivamente, quedas de 4,6%, 4,1% e de 6,7%, em termos homólogos, que compara com uma descida de 4,2%, uma subida de 2,0% e uma contração de 5,8% em novembro, pela mesma ordem.
Em termos de média anual, em 2020, os índices de emprego, remunerações e das horas trabalhadas (dados brutos) apresentaram, respetivamente, uma queda de 2,1%, um aumento de 0,9% e um recuo de 8,1%, contra aumentos de 2,4%, 5,1% e 1,8% no ano anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas no comércio a retalho caem 4,1% em 2020
{{ noCommentsLabel }}