Fundo que perdeu milhões com a GameStop abandona o shortselling

  • Lusa
  • 29 Janeiro 2021

Após uma vertiginosa valorização, provocada por pequenos investidores, até aos 400 dólares verificada esta semana, a Citron perdeu milhares de milhões de dólares e deu-se por vencida.

A Citron Research, uma conhecida empresa de análise de vendas a descoberto (short-selling, em inglês) que tem estado no centro do fenómeno GameStop, anunciou esta sexta-feira que vai mudar de foco e passar a privilegiar o longo prazo.

“Ao fim de 20 anos, demo-nos conta de algo. Quando começámos, supunha-se que a Citron estava contra o establishment. Mas acabámos por ser o establishment”, explicou, em vídeo colocado na rede social YouTube, o seu fundador, Andrew Left, que reconheceu ter “perdido o foco” e garantiu que vai deixar de publicar relatórios sobre vendas a descoberto.

A decisão de Left foi tomada depois de dias de loucura em Wall Street, em que pequenos investidores, coordenados nas redes sociais como a Reddit, “anularam” as opções de vendas a descoberto de grandes fundos de investimento, que apostavam em fazer ganhos com a queda de títulos como a da cadeia de lojas de videojogos GameStop.

As vendas a descoberto consistem em vender ações, emprestadas, apostando na sua descida. Quando esta se verifica, compram-se e devolvem-se os títulos, embolsando os ganhos. O problema coloca-se quando a cotação não desce, ou, pior ainda, sobe. As perdas podem então ser muito elevadas.

A Citron Research tinha indicado em um dos seus relatórios que a ação da GameStop, empresa com problemas financeiros, ia cair para os 20 dólares, quando cotava a 40, o que representava uma oportunidade de lucro rápido para as vendas a descoberto. Porém, após uma vertiginosa valorização, provocada por pequenos investidores, até aos 400 dólares verificada esta semana, a Citron perdeu milhares de milhões de dólares e deu-se por vencida.

“Se alguém escolher comprar GameStop (…) é assunto seu. Na segunda-feira vamos começar outra história. Queremos respirar, sorrir, estamos emocionados pelos próximos 10 ou 20 anos da Citron; esperamos pôr a nossa experiência e sobretudo a nossa amabilidade de volta ao mercado”, assinalou. Citron converteu-se no objeto da fúria dos utilizadores da Reddit, à semelhança de fundos de investimento, como o Melvin Capital, que sofreu fortes perdas pela sua exposição à GameStop nas vendas a descoberto.

Left ganhou notoriedade com a publicação de relatórios com oportunidades de vendas a descoberto, baseado no que considerava serem valorizações excessivas ou possíveis fraudes, mas, como disse agora no vídeo em 2020 o fundo que gere teve muito bons resultados com apostas em empresas de crescimento a longo prazo e mais do que duplicou os seus investimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo que perdeu milhões com a GameStop abandona o shortselling

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião