Depois da GameStop, investidores do Reddit fazem disparar valor da Dogecoin

Quem escolhe os alvos? Os moderadores do Wall Street Bets explicaram, esta sexta-feira, no Twitter que é o grupo. O novo é uma criptomoeda que nasceu a partir de um "meme".

A comunidade de pequenos investidores de retalho no Reddit que se juntaram para fazer disparar o valor da GameStop tem um novo alvo. Desta vez trata-se de uma criptomoeda chamada Dogecoin e tem estado a valorizar entre 140% e 160% ao longo desta sexta-feira. Plataformas de trading como a Robinhood já limitaram as negociações.

A loja de venda de jogos de vídeo GameStop foi um dos mais recentes alvos do fórum Wall Street Bets no Reddit, que se juntou para dar gás à cotação em Wall Street. Com as notícias de que dois hedge funds tinham tido grandes perdas com a subida das ações (eram shortsellers) a história ganhou contornos de Wall Street vs redes sociais. Esse fenómeno não acabou e até se alargou a outras empresas, mas há novos desenvolvimentos fora das principais bolsas.

A Dogecoin vale menos de 0,05 dólares e é uma criptomoeda que nasceu, em 2013, a partir de um “meme” de um cão de raça shiba inu. É por isso também conhecida como “memecoin”. O que parecia uma brincadeira, está a ganhar valor graças aos utilizadores do Reddit. O valor de mercado total já ultrapassou os seis mil milhões de dólares, contra apenas dois mil milhões em 2018.

Quem escolhe os alvos? Os moderadores do Wall Street Bets explicaram, esta sexta-feira, no Twitter que é o grupo. E aproveitaram a ocasião — estavam a receber tantos pedidos de esclarecimentos que resolveram responder a todas as questões numa sessão live no Twitter — para explicar que nenhum regulador os contactou, apesar de terem dito estar a acompanhar a situação.

Além das escolhas do Reddit, a Dogecoin também está a ser influenciada pelo dedo de Elon Musk no mercado das criptomoedas. O CEO da Tesla resolveu pôr a inscrição “#bitcoin” na descrição da sua conta pessoal no Twitter e o valor da bitcoin voltou a subir, aproximando-se dos 40 mil dólares a unidade.

Segundo dados da CoinDesk, o preço de uma bitcoin avança 11,6% para 36.008,46 dólares cada. O valor da bitcoin voltou a crescer a partir do final do ano passado, tendo atingido um máximo histórico de 40.519,45 a 8 de janeiro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da GameStop, investidores do Reddit fazem disparar valor da Dogecoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião