Von der Leyen responsabiliza Dombrovskis por cláusula polémica no controlo de exportação de vacinas

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2021

A Comissão Europeia tinha sido responsável pela apresentação de propostas que visavam controlar os carregamentos de vacinas oriundos da União Europeia e que tinham como destino a Irlanda do Norte.

A Presidente da Comissão Europeia tentou, esta segunda-feira, desviar as responsabilidades que lhe eram associadas pelos procedimentos de controlo de exportação de vacinas que foram anunciados na sexta-feira, ao afirmar que um dos seus vice-presidentes, nomeadamente Valdis Dombrovskis, tinha sido o responsável por essa regulamentação que se mostrou altamente controversa, avança a Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

“O que vos posso dizer é que existe um gabinete que liderou esta matéria, o do vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis, visto ser ele o responsável pelo comércio”, avançou esta segunda-feira o porta-voz principal da Comissão Europeia, Eric Mamer, aos repórteres presentes na capital belga. “Este regulamento é da responsabilidade de Dombrovskis e do seu gabinete e, claro, dos serviços da comissão que lhe respondem”.

Von der Leyen foi duramente criticada na semana passada depois de Bruxelas ter apresentado um mecanismo de controlo de exportação de vacinas que são produzidas dentro da União Europeia. Inicialmente, o plano incluiu a possibilidade de se introduzir restrições comerciais entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Tal cláusula foi, no mesmo dia, desconsiderado após a polémica que criou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Von der Leyen responsabiliza Dombrovskis por cláusula polémica no controlo de exportação de vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião