Confinamento provoca queda de 34% das compras físicas na rede Multibanco

Milhares de lojas e estabelecimentos tiveram de fechar a partir da segunda quinzena de janeiro por causa do confinamento. Rede Multibanco registou queda de 34% nas compras físicas.

O regresso do país ao confinamento levou a que milhares de lojas e estabelecimentos comerciais tivessem de encerrar novamente portas, com impacto direto nas vendas. Dados da SIBS mostram que as compras físicas na rede Multibanco caíram 34% na segunda quinzena de janeiro.

“Na análise por quinzena, no pré e atual confinamento, verifica-se que a quebra é ainda mais acentuada nos últimos 15 dias, com as compras físicas a caírem 34%, em linha com o registado no primeiro confinamento de março a maio”, revela a SIBS, dona da rede Multibanco em comunicado divulgado esta quinta-feira.

No total do mês de janeiro, as compras físicas na rede Multibanco (terminais de pagamento) registaram um decréscimo de 22% face ao mesmo mês de 2020, quando ainda começavam a surgir as primeiras notícias de um surto viral numa cidade chinesa.

Embora todas as regiões tenham registado quebras na atividade, “a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a zona onde a retração no consumo mais se acentuou, tendo caído 30%” no mês passado. São “valores muito próximos do primeiro confinamento” entre março e abril de 2020, destaca a SIBS.

Por outro lado, o comércio online continua em crescimento e a compensar parcialmente a quebra geral no consumo. “Em janeiro registou-se um incremento de 37% das compras online, em comparação com o mesmo período do ano passado”, dizem os dados da SIBS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confinamento provoca queda de 34% das compras físicas na rede Multibanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião