Hoje nas notícias: portáteis, teletrabalho e fundos ECS

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2021

O regresso às aulas online abriu uma corrida aos portáteis. O Governo defende que as empresas devem pagar a internet e luz a quem está em teletrabalho. Os fundos ECS estão à venda.

O regresso das aulas online está a provocar uma corrida aos computadores portáteis e muitas lojas estão em rotura de stock. O Governo defende que as empresas estão obrigadas a pagar as despesas com telefone e internet aos colaboradores em teletrabalho. A ECS foi colocada à venda e há vários interessados nos fundos de reestruturação avaliados em 1,5 mil milhões de euros. Os crimes com vacinas podem dar entre dois a cinco anos de prisão. Os patrões, por uma questão de desconfiança, pedem aos funcionários que façam um teste á Covid-19 pago pelo próprio bolso.

Regresso das aulas online provoca corrida aos portáteis

O regresso do ensino à distância provocou uma corrida aos computadores portáteis e em muitas lojas, neste momento, dificilmente se encontram portáteis disponíveis para entrega imediata. Com as autarquias a encomendarem centenas de equipamentos nos distribuidores, o cenário agravou-se em alguns estabelecimentos das principais cadeia de retalho que estão já numa situação de rotura de stocks.

Leia a notícia completa no Público (link indisponível)

Empresas têm de pagar despesas de telefone e net aos funcionários

O Governo defende que as empresas estão obrigadas a pagar as “despesas relacionadas com telefone e internet” aos colaboradores que estejam em teletrabalho. Fonte oficial do Ministério do Trabalho, deixa, no entanto, de lado os custos de água, eletricidade e gás.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

ECS vende fundos de reestruturação de 1,5 mil milhões

A ECS – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco foi colocada à venda no início do ano, numa operação que surge depois de a empresa de António de Sousa e Fernando Esmeraldo ter recebido manifestações de interesse por parte de fundos internacionais. Os três maiores fundos da ECS que estão à venda valem quase 1,5 mil milhões de euros. Bain Capital, Blackstone, Fortress, Cerberus e Arrow/Norfin estão na corrida.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível)

Crimes com vacinas dão até cinco anos de prisão

Depois das polémicas sucessivas dos últimos dias, com a alegada ultrapassagem de grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19, o primeiro-ministro veio dizer que estas práticas “já são abrangidas por tipos criminais existentes”. A Polícia Judiciária garante que “quem prevaricar vai sofrer as consequências”, sendo que crimes de abuso de poder, recebimento indevido de vantagem e prevaricação podem dar entre dois a cinco anos de prisão.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Há empresas a fazerem pedido ilegal de testes à Covid no regresso ao trabalho

Os patrões, por uma questão de desconfiança, pedem aos funcionários que façam um teste à Covid-19 pago pelo próprio bolso. O Governo alerta que este procedimento é ilegal, dado que após os 10 dias de isolamentos as pessoas não necessitam de testes e acrescenta que só a Medicina do Trabalho tem o poder para pedir mais exames.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: portáteis, teletrabalho e fundos ECS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião