Aumento das pensões começou a ser pago com retroativos a 1,9 milhões de pensionistas

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2021

O aumento extraordinário de 10 euros, com retroativo a janeiro, começou esta segunda-feira a ser pago a 1,8 milhões de pensionistas do Centro Nacional de Pensões.

Os 1,9 milhões de pensionistas com rendimentos até 658,2 euros começaram esta segunda-feira a receber o aumento extraordinário de 10 euros, com retroativos a janeiro, disse fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Começou hoje a ser paga a atualização extraordinária das pensões relativa a 2021, que irá abranger um total de 1,9 milhões de pensionistas”, afirmou à Lusa fonte do gabinete da ministra Ana Mendes Godinho.

O ministério destaca que os pensionistas com pensões até 658,2 euros, ou seja, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), têm direito a um aumento de 10 euros, “o que lhes garante ganhos reais de poder de compra”.

Esta segunda-feira foram pagos os aumentos a 1,8 milhões de pensionistas do Centro Nacional de Pensões e no dia 19 será paga a atualização relativa a cerca de 100 mil pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA), explica a fonte.

“Os pagamentos efetuados este mês incluem os meses de janeiro e fevereiro”, acrescenta o gabinete.

Por sua vez, as pensões com valor superior a 658,2 euros ficam este ano congeladas, tendo em conta a inflação e a contração da economia, não tendo sido aplicada assim a fórmula de atualização automática prevista na lei.

Este é o quinto ano em que o Governo decidiu avançar com um aumento extraordinário das pensões mais baixas, mas é a primeira vez em que esta atualização não é diferenciada, sendo de 10 euros para todos os que recebem até 658,2 euros.

Nos anos anteriores, o aumento foi de seis euros para os pensionistas que tinham pelo menos uma pensão atualizada entre 2011 e 2015 e de 10 euros para quem ficou com as pensões congeladas nesse mesmo período.

O aumento extraordinário de 10 euros ficou previsto no Orçamento do Estado para 2021, após negociações entre o Governo e o PCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento das pensões começou a ser pago com retroativos a 1,9 milhões de pensionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião