Cinco milhões leem notícias online. Você é um deles

  • Ana Luísa Alves
  • 28 Setembro 2016

Estudo da Marktest revela que mais de 5 milhões de portugueses consulta as notícias online.

Afinal as novas tecnologias vieram para ficar. Mais de metade dos portugueses lê notícias online. A informação foi avançada pela Marktest esta quarta-feira.

São mais de cinco milhões os portugueses que leem as notícias através de meios online, segundo o novo estudo do Bareme Internet a Marktest.

A informação disponibilizada revela ainda que 94% dos internautas nacionais (com 15 anos e mais) usa a Internet para aceder a serviços de informação, sendo que 90% o faz para ler notícias, 75% para ver vídeos e 30% para consultar blogues.

Segundo o estudo, as áreas da comunicação, informação e lazer são as mais frequentadas pelos portugueses na Internet. Enquanto nos últimos 30 anos o email foi usado por 9 em cada 10 utilizadores nacionais, as aplicações de Instant Messaging (como o cha do Faceook e o Whatsapp) foram usadas por três em cada quatro internautas. O Skype, da Microsoft, está em terceiro lugar.

Quanto às formas de utilização, o acesso através de dispositivos móveis continua a crescer. Embora o computador seja o meio mais utilizado para aceder à Internet, o telemóvel já é utilizado por mais de 73% dos internautas e o tablet por mais de 42% das pessoas. O estudo acrescenta ainda que os internautas afirmam entrar na rede praticamente todos os dias.

O Bareme Internet é o estudo anual que caracteriza e analisa os comportamentos da população portuguesa com acesso à Internet. A edição deste ano tem em conta seis mil entrevistas telefónicas com população residente em Portugal continental, com 15 e mais anos.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco milhões leem notícias online. Você é um deles

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião