Constâncio alerta para investimento na bitcoin. “É apenas uma série de zeros e uns”

O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu lamenta complacência das autoridades em relação à bitcoin, que considera ser um "ativo especulativo" sem valor de uso fundamental.

O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, alertou para o perigo investir na bitcoin e lamentou a complacência das autoridades em não avançar com a regulação apropriada para as moedas digitais, deixando que as pessoas continuem a ser enganadas.

Esta segunda-feira, a Tesla anunciou um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e revelou planos para começar a vender automóveis por meio dessa criptomoeda, levando as moedas digitais a dispararem no mercado para valores recorde. Foi à boleia destes acontecimentos que Vítor Constâncio publicou uma série de tweets com alertas sobre a moeda digital.

“A bitcoin é apenas uma série de zeros e uns numa rede de computadores. Não tem valor de uso fundamental porque nunca será uma moeda”, escreveu o ex-governador do Banco de Portugal na sua conta de Twitter.

E prosseguiu: As moedas digitais como a bitcoin são “ativos especulativos avaliados apenas com base em crenças. Os investidores acreditam que, devido a algum risco, haverá mais ou menos compradores futuros, e compram ou vendem de acordo com essa expectativa”. “Os preços da bitcoin devem aparecer nas listas de commoditie‘ e não nas colunas cambiais”, acrescentou.

“Já devia ser claro que a bitcoin não pode ser uma moeda que permita um uso estável como unidade de conta, meio de pagamento e reserva de valor (- 35% entre 8 e 27 de janeiro)”, disse.

Constâncio também considera errada a ideia de comparar a bitcoin com o ouro. “Pelo menos o ouro, essa ‘relíquia bárbara’ (Keynes), tem alguns usos industriais e joalheiros que jamais justificariam seus preços históricos”.

Segundo o antigo governador do Banco de Portugal, as autoridades e os bancos centrais deviam deixar claro junto das pessoas que também estão a pensar em criar moeda digital “não por não por temer a concorrência desses criptoativos”.

“Se os bancos centrais vão criar moedas digitais para as pessoas, eles devem explicar exatamente o porquê. Não pode ser porque ‘tudo se torna digital’, ‘existe a bitcoin’, ‘não somos dinossauros tecnológicos’, ‘pagamentos digitais não funcionam bem em países avançados’ ou ‘a China está a fazer isso'”, disse.

E se vão permitir moedas digitais, então que as autoridades regulem a “bitcoin e seus clones como ativos (criptoativos)” e “expliquem por que a moeda digital que os bancos centrais já possuem deve ser acessível ao público e em que condições e tente acabar com todas as irracionalidades à volta dessas questões”, sublinhou.

“A bitcoin é a Tesla sem carros”

Constâncio começou a série de tweets analisando o caso da Tesla, que acabou de anunciar investimentos em bitcoin e vai começar a aceitar bitcoin como meio de pagamento pelos seus automóveis. “Desde esta manhã [de segunda-feira] que tanto a bitcoin com a Tesla estão a valorizar no mercado. Talvez haja depois disto alguma coisa que diga que a ‘bitcoin é a Tesla sem carros'”, escreveu no Twitter.

O antigo governador do BCE até admitiu que os carros Tesla são um “bom produto”, mas é bastante cético quanto ao valor de mercado da fabricante de automóveis e também em relação a Elon Musk.

“Musk é visto como um génio, um verdadeiro Midas, por muitos investidores e millennials. Para eles, Musk nunca estará errado. Musk tornou-se recentemente no homem mais rico do mundo devido à valorização das ações da Tesla (+353% em comparação com o ano passado). Ele altera os mercados e o anúncio de hoje [de segunda-feira] foi uma espécie de legitimação da bitcoin”, referiu.

Constâncio lembrou que as ações da Tesla transacionam com um rácio de preço/lucros de 1.747 com base nos lucros do ano passado, enquanto a Apple está nos 37 e a média das empresas do S&P éde 23 (contra uma média história de cerca de 16). “Os lucros futuros terão de aumentar muito para justificar um rácio mais normal. A Tesla tem um bom produto mas a questão é saber se irá vender carros suficientes para ter aqueles lucros devido à forte concorrência“, atirou.

Mas não era sobre isso que Constâncio queria falar. Nem sobre uma eventual irregularidade de mercado de Musk que o regulador americano deve averiguar. “Não foi revelado quando a Tesla fez este investimento. Em dezembro, Musk disse que a Tesla poderia comprar bitcoin, e isso seguiu-se a muitas declarações de que ele apoiava a bitcoin. A bitcoin continuou a subiu e o investimento da Tesla valorizou. A SEC vai olhar para isto“, disse o ex-governador do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Constâncio alerta para investimento na bitcoin. “É apenas uma série de zeros e uns”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião