Equipa de Macedo já tem ok do BCE. Entra dia 1

Equipa de Paulo Macedo já tem "luz verde" do BCE para assumir funções, apurou o ECO. O Ministério das Finanças confirma, acrescentando que a nova administração vai tomar posse a 1 de fevereiro.

Paulo Macedo e a equipa já têm “luz verde” do Banco Central Europeu (BCE) para assumirem a administração da Caixa Geral de Depósitos. A equipa escolhida pelo Governo para liderar o banco público vai entrar em funções na próxima semana, confirmou o Ministério das Finanças. O primeiro dia será 1 de fevereiro.

O BCE tinha aprovado a 18 de janeiro o nome de Paulo Macedo para liderar o banco público mas, para tomar posse, a equipa completa teria de ser aprovada. Esse obstáculo já foi ultrapassado com a autoridade liderada por Mario Draghi a dar a sua aprovação, conforme avançou o ECO e foi agora confirmado pelas Finanças.

“O BCE concluiu hoje o processo de avaliação da idoneidade e adequação do presidente do conselho de administração, do presidente da comissão executiva, assim como dos restantes administradores executivos da CGD, propostos para o mandato 2017-2020 pelo Ministro das Finanças, no exercício da função acionista do Estado”, refere o comunicado.

Paulo Macedo, que substitui António Domingues, vai ter José Brito como novo administrador financeiro do banco público, isto numa equipa que, diz as Finanças, “iniciará funções a partir do próximo dia 1 de fevereiro“.

A nova administração da CGD:

  • Emílio Rui Vilar (Presidente do Conselho de Administração)
  • Paulo Macedo (Presidente da Comissão Executiva)
  • Francisco Cary
  • João Tudela Martins
  • José de Brito
  • José João Guilherme
  • Maria João Carioca
  • Nuno de Carvalho Martins

Tal como o ECO avançou, depois da “luz verde” dada à administração, o BCE tem já em cima da mesa a análise aos nomes dos não-executivos. “Completada agora a nomeação dos administradores executivos, serão submetidos ao BCE, e sujeitos ao processo de avaliação de idoneidade e adequação, os administradores não executivos”, referem as Finanças. A equipa total será de 16.

(Notícia atualizada às 19h20 com o comunicado do Ministério das Finanças)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Equipa de Macedo já tem ok do BCE. Entra dia 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião