Equipa de Macedo já tem ok do BCE. Entra dia 1
Equipa de Paulo Macedo já tem "luz verde" do BCE para assumir funções, apurou o ECO. O Ministério das Finanças confirma, acrescentando que a nova administração vai tomar posse a 1 de fevereiro.
Paulo Macedo e a equipa já têm “luz verde” do Banco Central Europeu (BCE) para assumirem a administração da Caixa Geral de Depósitos. A equipa escolhida pelo Governo para liderar o banco público vai entrar em funções na próxima semana, confirmou o Ministério das Finanças. O primeiro dia será 1 de fevereiro.
O BCE tinha aprovado a 18 de janeiro o nome de Paulo Macedo para liderar o banco público mas, para tomar posse, a equipa completa teria de ser aprovada. Esse obstáculo já foi ultrapassado com a autoridade liderada por Mario Draghi a dar a sua aprovação, conforme avançou o ECO e foi agora confirmado pelas Finanças.
“O BCE concluiu hoje o processo de avaliação da idoneidade e adequação do presidente do conselho de administração, do presidente da comissão executiva, assim como dos restantes administradores executivos da CGD, propostos para o mandato 2017-2020 pelo Ministro das Finanças, no exercício da função acionista do Estado”, refere o comunicado.
Paulo Macedo, que substitui António Domingues, vai ter José Brito como novo administrador financeiro do banco público, isto numa equipa que, diz as Finanças, “iniciará funções a partir do próximo dia 1 de fevereiro“.
A nova administração da CGD:
- Emílio Rui Vilar (Presidente do Conselho de Administração)
- Paulo Macedo (Presidente da Comissão Executiva)
- Francisco Cary
- João Tudela Martins
- José de Brito
- José João Guilherme
- Maria João Carioca
- Nuno de Carvalho Martins
Tal como o ECO avançou, depois da “luz verde” dada à administração, o BCE tem já em cima da mesa a análise aos nomes dos não-executivos. “Completada agora a nomeação dos administradores executivos, serão submetidos ao BCE, e sujeitos ao processo de avaliação de idoneidade e adequação, os administradores não executivos”, referem as Finanças. A equipa total será de 16.
(Notícia atualizada às 19h20 com o comunicado do Ministério das Finanças)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Equipa de Macedo já tem ok do BCE. Entra dia 1
{{ noCommentsLabel }}