CGD não quer divulgar lista dos maiores devedores

  • Rita Atalaia e Margarida Peixoto
  • 24 Janeiro 2017

A Caixa Geral de Depósitos recusa-se a entregar a lista de créditos maiores por si concedidos. Isto depois de a Relação de Lisboa dizer que o banco público não tem de manter segredo sobre os créditos.

A Caixa Geral de Depósitos não quer entregar a lista dos maiores créditos concedidos pelo banco do Estado. A posição é conhecida através de uma carta enviada à comissão de inquérito à gestão da Caixa, com data de 23 de janeiro. Isto mesmo depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido levantar o sigilo bancário.

A “CGD não pode prestar as informações solicitadas”, lê-se na carta enviada ao deputado José Matos Correia, presidente da mesa na comissão de inquérito da CGD, pelo vice-presidente da CGD, Rui Vilar, e o vogal da administração, João Tudela Martins, a que o ECO teve acesso.

"A documentação pedida, para além de ainda não estar aprovada na sua totalidade, contém informação relativa a clientes e também informação que, embora respeitando à vida interna da CGD, atenta a sua natureza e sensibilidade, se impõe manter em segredo, para preservação os seus legítimos interesses, no quadro plenamente concorrencial em que desenvolve a sua atividade”

vice-presidente da CGD, Rui Vilar, e o vogal da administração, João Tudela Martins

“A documentação pedida, para além de ainda não estar aprovada na sua totalidade, contém informação relativa a clientes e também informação que, embora respeitando à vida interna da CGD, atenta a sua natureza e sensibilidade, se impõe manter em segredo, para preservação os seus legítimos interesses, no quadro plenamente concorrencial em que desenvolve a sua atividade”, defendem os dois gestores.

Documentação que inclui uma lista detalhada dos 50 maiores devedores da Caixa, que identifica, entre outros, os montantes em causa, o incumprimento, os créditos reestruturados, as imparidades, datas ou garantias concedidas. E é esta lista de créditos que justifica o reconhecimento de imparidades na ordem dos três mil milhões de euros.

Esta recusa acontece mesmo depois de a Relação de Lisboa ter decidido levantar o dever de sigilo bancário e profissional do banco, autorizando a instituição a revelar esta informação ao Parlamento. Salvaguardada continua, contudo, a correspondência da Caixa.

O deputado José Matos Correia reage de forma assertiva: “Não me passa pela cabeça que uma entidade, seja ela quem for, não cumpra uma decisão do Tribunal da Relação.” A resposta pode revelar um “desconhecimento da decisão” por parte da Caixa, adianta.

(Noticia atualizada às 18h40 com a reação do deputado José Matos Correia.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD não quer divulgar lista dos maiores devedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião