Lucros da AstraZeneca cresceram 159% para 2.592 milhões

  • Lusa
  • 11 Fevereiro 2021

A AstraZeneca registou um crescimento de 159% do seu lucro líquido e de 152% do seu lucro antes do imposto, em 2020 face a 2019.

A farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, que desenvolveu uma das vacinas contra a Covid-19, obteve um lucro líquido de 3.144 milhões de dólares (2.592 milhões de euros) em 2020, mais 159% do que no ano anterior.

Em comunicado enviado esta quinta-feira à Bolsa de Valores de Londres, a empresa informou que o seu lucro antes de impostos foi de 3.916 milhões de dólares (3.228 milhões de euros), um aumento de 152% face ao ano anterior.

A receita total em 2020 atingiu 26.617 milhões de dólares (21.945 milhões de euros), um aumento de 9,1% em relação a 2019, acrescentou a empresa, que destacou a expressiva receita gerada pelo rápido desenvolvimento de novos medicamentos, bem como os avanços na produção da vacina contra a Covid-19.

A AstraZeneca refere ainda que os ganhos do quarto trimestre do ano passado mais do que triplicaram devido às fortes vendas nos medicamentos para o cancro.

Segundo a empresa, as vendas de medicamentos no quarto trimestre do ano cresceram 11% para 7,41 mil milhões, impulsionadas por um aumento de 24% nos tratamentos para a área oncológica.

A AstraZeneca anuciou na quarta-feira que estabeleceu uma parceria com a alemã IDT Biologika para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a Covid-19 destinadas à Europa a partir do segundo trimestre deste ano.

Em comunicado, os dois laboratórios realçaram que estão a “examinar as possibilidades de acelerar a produção da vacina AstraZeneca”, com o anúncio a surgir depois de a farmacêutica – que desenvolveu a vacina com a Universidade de Oxford -, ter sido acusada de atrasos nas entregas para a União Europeia (UE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da AstraZeneca cresceram 159% para 2.592 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião