Portugal testa muito ou muito pouco? É dos que mais testes faz em todo o mundo

Portugal é o 17.º país do mundo que mais testes fez por cada mil pessoas, com uma média de 738 despistes realizados também por cada mil pessoas, segundo dados da Our World In Data.

A Direção-Geral da Saúde anunciou esta quarta-feira que iria reforçar ainda mais a sua capacidade de realização de testes laboratoriais de despite da Covid-19, de forma a estender a testagem a todos as pessoas que estiveram em contacto com alguém infetado. Portugal encontra-se já entre os 20 países de todo o mundo que mais testes realizaram em proporção da sua população.

Os dados mais atualizados da Our World In Data mostram que, entre todos os países que forneceram os seus índices de testagem para este balanço, Portugal é o 17.º país do mundo que mais testes fez por cada mil pessoas, com uma média de 738 despistes realizados também por cada mil pessoas.

O ranking é liderado por um país europeu. Tendo feito, em média, cerca de três testes a cada um dos seus cidadãos, o Luxemburgo apresenta-se como o Estado que mais testou a nível global, com 3.097 rastreios à Covid-19 realizados por cada mil habitantes. A este segue-se um país localizado na península Arábica, os Emirados Árabes Unidos, com um total de 2.734 testagens efetuadas por cada mil pessoas.

Dinamarca, Andorra e Chipre são os Estados que se seguem. Com um total de 2.377, 1.876 e 1.858 despistes à Covid-19 efetuados por mil habitantes, respetivamente, o trio fecha o top 5 dos que mais testam a nível internacional.

Portugal atrás da Áustria, Bélgica e Reino Unido

Dentro do contexto europeu, Portugal acaba por ficar com um pior desempenho. É precisamente o que acontece com a Áustria, que de acordo com os dados da Our World In Data se apresenta como o nono país do mundo que mais testou desde o início da pandemia – um valor médio de 1.121 testes realizados por cada mil pessoas.

Com uma capacidade de testagem ligeiramente inferior está o Reino Unido (11.º), com os dados mais recentes a mostrarem que o país realizou já 1.079 rastreios individuais à Covid-19 por mil habitantes. Já a Bélgica (16.º) apresenta um desempenho bem semelhante ao português, com o número total de testes contabilizados a ficar-se pelos 742, em função do mesmo número de habitantes.

Países como Espanha, França, República Checa e Suécia não foram considerados neste balanço realizado pelo projeto que conta com a tutela da Universidade de Oxford, por não terem sido fornecidos dados suficientemente recentes para garantir uma comparação fiável.

Irlanda, Itália, Alemanha e Países Baixos atrás de Portugal

Abaixo do nível de testagem registado por Portugal ficam ainda quatro Estados-membros da União Europeia. É o que acontece com a Irlanda, com uma média de 646 rastreios à Covid-19 efetuados por cada mil pessoas.

Em Itália, país que foi também amplamente afetado pela chegada da Covid-19, à semelhança de Portugal, tem havido uma menor aposta ao nível da despistagem da doença. Efetivamente, tal índice fixa-se apenas nos 568, valor que fica ainda bastante abaixo dos 738 despistes realizados em Portugal por mil habitantes.

Também a Alemanha e os Países Baixos registam níveis de desempenho inferiores a Portugal, no que toca à testagem dos seus cidadãos – ao terem realizado, em média, um total de 485 e de 354 testes por cada mil cidadãos, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal testa muito ou muito pouco? É dos que mais testes faz em todo o mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião