Depois da ajuda alemã, Portugal recebe equipas médicas do Luxemburgo e França na próxima semana

O Ministério da Saúde confirmou esta quinta-feira que Portugal aceitou a ajuda oferecida pelo Luxemburgo e por França para ajudar no tratamento de doentes infetados com Covid-19.

Depois da comitiva médica alemã, o Ministério da Saúde anunciou esta quinta-feira que aceitou também a ajuda dos governos luxemburguês e francês para ajudarem no tratamento de doentes críticos infetados por Covid-19 em Portugal. As equipas deverão chegar na próxima semana e deverão ficar no país durante 15 dias.

Em causa está uma equipa médica vinda do Luxemburgo e “constituída por dois médicos e dois enfermeiros”, que vai ajudar no combate à pandemia no “serviço de Medicina Intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora”, ao passo que a equipa médica francesa, composta por um médico e três enfermeiros, “irão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada”, assinala a tutela liderada por Marta Temido, em comunicado.

Estas comitivas médicas “deverão chegar na semana de 15 de fevereiro, prevendo-se uma estadia de 15 dias“, assinala o Ministério da Saúde. A decisão é justificada pelo facto de estes dois hospitais terem vindo “a sentir uma elevada pressão ao nível dos cuidados intensivos”.

No início de fevereiro, o Ministério da Saúde tinha aceitado a ajuda oferecida por parte da Alemanha. A comitiva militar alemã, composta por 26 elementos, destacados pela Alemanha para ajudar no acompanhamento de doentes internados em unidades de cuidados intensivos foi encaminhada para o Hospital da Luz, em Lisboa. Os profissionais vão ficar em Portugal durante três semanas, “estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário”, segundo tinha indicado o Governo.

Na fase mais crítica da pandemia em Portugal, o país tem recebido ofertas de apoio internacional, umas para envio de material médico ou profissionais de saúde, outras para transferência de doentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da ajuda alemã, Portugal recebe equipas médicas do Luxemburgo e França na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião