Prolongar moratórias? Macedo diz que sim, mas não para todos

"Não me parece que se deva prolongar mais as moratórias, exceto para as empresas que não gerem cash flow", diz Paulo Macedo.

Paulo Macedo apoia o eventual prolongamento das moratórias, mas lembra que é preciso, para isso, que a EBA dê orientações nesse sentido para que o setor não seja penalizado. Mas esse prolongamento não deve ser generalizado, para “não se gerar um monstro”. O CEO da CGD defende que se apoie setores específicos, como o do turismo.

“Quando falarmos em prolongar as moratórias, isso depende da legislação europeia”, disse o presidente executivo do banco estatal, lembrando que “não há prolongamento de moratórias a não ser que a EBA dê orientações nesse sentido [garantindo, assim, que os bancos não são penalizados em termos de rácios de NPL]”. “Não é a vontade do banco A ou do Governo B”, atira.

Agora, “não me parece que se deva prolongar mais as moratórias, exceto para as empresas que não gerem cash flow”. Macedo diz que não se pode é “prorrogar moratórias a todas a empresas. Não deve ser continuado para não gerarmos um monstro”.

Paulo Macedo acrescentou que a CGD tem “clientes com moratórias que precisam muito, outros que pediram por cautela”. “E temos clientes que precisam e vão continuar a precisar, casos das empresas do turismo, agências de viagens e de eventos”, nota.

“A Caixa é claramente favorável a uma situação de apoio destes setores que não vão gerar proveitos nos próximos meses”, disse o CEO da CGD, sublinhando que esse apoio pode ser dado “através de linhas garantidas”. É um exemplo. Mas, esse apoio “deve ser feito”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prolongar moratórias? Macedo diz que sim, mas não para todos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião