CGD quer pagar 85 milhões em dividendos ao Estado

A CGD fechou 2020 com lucros de 492 milhões de euros. Depois de não ter distribuído dividendos no ano passado, quer voltar a fazê-lo este ano, mas num valor de apenas 85 milhões.

Depois de não o ter feito em 2020, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende voltar a pagar dividendos este ano. Após um ano em que teve lucros de 492 milhões de euros, o banco público admite entregar 85 milhões de euros ao Estado, valor bastante aquém do que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado para este ano.

Paulo Macedo tinha salientado aquando da apresentação das contas dos primeiros nove meses que tinha a “possibilidade de vir a distribuir” 160 milhões de euros em dividendos. Agora, nas contas do ano, o banco confirma a intenção de pagar dividendos, mas o valor é inferior.

“Seguindo a recomendação do BCE, [a CGD] irá ser proposta à Assembleia Geral a distribuição de dividendos referentes a 2020 num valor correspondente a 20 pontos base do rácio CET1, o que equivale acerca de 85 milhões de euros“, refere o banco na apresentação das contas.

“Este valor dos dividendos a pagar este ano não põe em causa a realização da call da emissão de 500 milhões de euros de AT1 no próximo ano, que tem um custo de 10,75%”, disse Paulo Macedo na apresentação dos resultados. E salienta que, com esse reembolso antecipado “poderá poupar, emitindo mais baixo, 40 milhões de euros”.

Este valor é bastante inferior ao que está previsto pelo Governo para este ano. O Executivo previa, no OE2021 “a entrega de 374,5 milhões de euros pelo Banco de Portugal e 159,6 milhões de euros pela Caixa Geral de Depósitos”.

"[A CGD] irá ser proposta à Assembleia Geral a distribuição de dividendos referentes a 2020 num valor correspondente a 20 pontos base do rácio CET1, o que equivale acerca de 85 milhões de euros.”

CGD

A entrega deste montante marca o regresso do banco público à devolução da ajuda dos contribuintes, depois de no ano passado não ter pago os dividendos de 300 milhões de euros previstos ao acionista, o Estado, para fazer face à pandemia de Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD quer pagar 85 milhões em dividendos ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião