Compras online crescem, mas Portugal está na cauda da Europa

Apesar do crescimento das compras online devido à Covid-19, em Portugal apenas 45% dos utilizadores da internet entre os 16 e os 74 anos fizeram compras online. Menos, só na Bulgária e Roménia.

Apesar do crescimento, Portugal é dos países da União Europeia onde os utilizadores da internet menos fazem compras online. Devido ao confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, houve um aumento generalizado do número de pessoas que fazem compras online em toda a Europa, revelam os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira.

Em Portugal, 79% das pessoas entre os 16 e os 74 anos utilizaram internet nos últimos 12 meses. Dessas, 45% usou a internet para comprar ou encomendar bens ou serviços para uso pessoal. Nesta variável, Portugal fica à frente apenas da Bulgária (31% dos utilizadores fizeram compras online) e Roménia (38%), entre os países da União Europeia (UE).

Sem impor limite etário, Portugal fica à frente apenas de Chipre, Itália (dados de 2019), Roménia e Bulgária. Ao compararmos com 2015, todo o bloco europeu viu o comércio online crescer. Apesar do crescimento, Portugal não teve um crescimento tão expressivo como República Checa, Hungria, Croácia, Polónia, entre outros.

Na União Europeia, 89% das pessoas entre os 16 e os 74 anos utilizaram internet, das 72% fizeram compras online. Este valor representa um aumento de 4% face a 2019. Ao contrário de Portugal, foi na Dinamarca onde as pessoas mais compraram online (89% dos utilizadores da Internet entre os 16 e os 74).

Os bens mais comprados online na Europa, entre todas as faixas etárias, são roupa, filmes e semelhantes, entregas de comida, produtos para a casa e produtos de cosmética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compras online crescem, mas Portugal está na cauda da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião