Economia portuguesa regista “queda ligeiramente menor” na segunda semana de fevereiro

O indicador diário de atividade económica melhorou ligeiramente na segunda semana de fevereiro, registando uma queda homóloga menor do que na semana anterior.

A atividade económica em Portugal melhorou ligeiramente na segunda semana de fevereiro, registando uma “queda homóloga ligeiramente menor” do que a da semana anterior. A informação resulta da leitura semanal do indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal (BdP).

O BdP produz e publica este indicador para todos os dias do ano. No entanto, divulga-o apenas à quinta-feira, com as leituras do indicador até ao domingo anterior. A última entrada da série diz respeito a 14 de fevereiro, dia em que o indicador registou o valor de -8,8% comparativamente com o mesmo dia do ano passado.

Ainda assim, a comparação deve ser feita num período mais alargado, de forma a evitar o efeito da mudança dos dias da semana num ano e no outro. A evolução aponta, assim, para uma melhoria ligeira na atividade económica na última semana.

O novo indicador económico de alta frequência do BdP incorpora diversas séries de informação, como o tráfego de pesados de mercadorias nas autoestradas, o tráfego de correio nos aeroportos nacionais ou as compras efetuadas com cartões bancários.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa regista “queda ligeiramente menor” na segunda semana de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião