Rows capta 14 milhões de euros em Série B para continuar a fazer crescer equipa e produto entre o Porto e Berlim

Investimento vai ser usado para continuar a construir a equipa e o produto entre o Porto e Berlim. Startup emprega 50 pessoas e quer contratar nas áreas de investigação, desenvolvimento e vendas.

A Rows (ex dashdash) levantou uma ronda de investimento Série B no valor de 14 milhões de euros liderada pela Lakestar, anunciou a empresa em comunicado. O investimento vai servir para a Rows continuar a construir equipa e produto, entre o Porto e Berlim, com foco em aplicações para desktop, colaboração, integrações e gráficos.

Além da Lakestar, os investidores das rondas Seed e Série A, a Cherry Ventures e a Accel também participaram nesta ronda. Neste investimento participaram ainda os fundos portugueses Armilar e Shilling.

Fundada em 2016 por Humberto Ayres Pereira e Torben Schulz como dashdash, a Rows (desde novembro de 2020) é uma spreadsheet que permite o trabalho mais rápido entre equipas. A plataforma na cloud possibilita que equipas de negócio controlem e automatizem os seus processos, construindo ferramentas diretamente numa folha de cálculo, e dispensa aos utilizadores skills de programação. Por isso, a missão da startup passa por capacitar os mil milhões de utilizadores de folhas de cálculo, de maneira a que criem ferramentas de negócio personalizadas.

“A última década viu milhares de aplicativos de negócios a serem lançados no mercado. Apesar disso, os incumbentes Google e Microsoft ainda dominam o mercado da produtividade, via as suas folhas de cálculo (Sheets e Excel). Dito de outra forma, o mundo continua a contar com as spreadsheets para gerir negócios através de biliões de documentos criados e partilhados todos os anos. Contudo, o trabalho moderno requer uma camada de colaboração e conectividade superior às de ferramentas existente. Nós acreditamos que as spreadsheets podem fazer muito mais, e por isso criámos a Rows”, conta Humberto Ayres Pereira, CEO e cofundador da Rows.

Para Stephen Nundy, sócio na capital de risco Lakestar que se junta ao conselho de administração da Rows, “as integrações com dados são nativas e a experiência de colaboração de primeira classe. A habilidade de partilhar e publicar o trabalho como uma aplicação web é única e vai criar mais ‘citizen developers‘. Isto é essencial para as necessidades crescentes de uma força de trabalho tecnologicamente literada”.

Com escritórios no Porto e em Berlim, a Rows anuncia ainda o lançamento em “Public Beta”, que permite a todos os interessados criar uma conta e utilizar a plataforma. Esta novidade surge para dar acesso a uma lista de espera que contava com mais de 10 mil contas de utilizadores. “A plataforma é totalmente grátis para equipas pequenas de até 10 utilizadores e que usem integrações moderadamente. A empresa tem também subscrições pagas para empresas maiores, começando em 59 dólares por mês”, detalha a Rows em comunicado.

Na prática, a plataforma usa um interface com três funcionalidades principais: é uma spreadsheet que suporta as funções de Excel tradicionais como o SUMIFS; possui “integrações”, que permitem conectar qualquer célula ou tabela a aplicações de negócios como o Salesforce ou o Linkedin; e é ainda uma experiência de sharing moderna, que transforma spreadsheets em websites num só clique, adianta a empresa em comunicado.

Com uma equipa atual de 50 pessoas entre Berlim e o Porto (40), a Rows quer contratar para as áreas de investigação, desenvolvimento e vendas.

O valor do investimento foi revisto de 13 para 14 milhões, depois de uma retificação feita pela startup.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rows capta 14 milhões de euros em Série B para continuar a fazer crescer equipa e produto entre o Porto e Berlim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião