Apoio de 30 milhões para salvar verão cultural de 2020 continua na gaveta

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2021

A linha que o Governo anunciou há mais de ano e meio para salvar o verão cultural de 2020 tem uma execução baixa ou nula. Norte e Centro ainda estão a analisar candidaturas.

A linha anunciada pelo Governo em maio de 2020 para reanimar o setor da cultura, no valor de 30 milhões de euros, apresenta uma baixa execução. A notícia foi avançada pelo Público (acesso condicionado), que explica que o objetivo era que as autarquias pudessem promover eventos culturais em parceria com agentes locais.

Em causa estão os apoios no âmbito da Programação Cultural em Rede, anunciados pelo primeiro-ministro António Costa em maio do ano passado, e que pretendiam estimular a cultura e o turismo no verão de 2020, passada a primeira vaga da pandemia. Contudo, dados recolhidos pelo jornal junto das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) mostram que ainda não foi pago qualquer cêntimo ao abrigo do programa.

A explicar este facto podem estar duas razões. Ou a programação ainda não arrancou, ou o processo de seleção de candidaturas ainda não está fechado, mais de meio ano depois. No Norte e no Centro, por exemplo, ainda há candidaturas em análise. No Algarve e no Alentejo, o plano ainda não saiu da gaveta. A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo não respondeu às perguntas do jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio de 30 milhões para salvar verão cultural de 2020 continua na gaveta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião