Da economia ao desporto, TVI24 reinventa-se no 12º aniversário
Com novas caras e novos programas, diretor de informação quer “assumir um posicionamento de relevância no panorama dos canais de informação” e estar “mais próximo das pessoas”.
Foi a 26 de fevereiro de 2009 que a TVI24 foi para o ar. Esta sexta-feira, no seu 12º aniversário, o celebra com um novo formado, que inclui novos programas e novas caras, apresentados esta quinta-feira numa emissão especial – “A Nova 24”. O diretor de informação, Anselmo Crespo, quer que o canal seja relevante entre os canais de informação e estar mais próximo da audiência. “A nova TVI24 é um canal de informação que quer assumir um posicionamento de relevância no panorama dos canais de informação”, começa por contar ao ECO o diretor de informação, Anselmo Crespo.
Segundo o jornalista, estas alterações têm como objetivo que o canal esteja “mais próximo das pessoas” e que não seja apenas “um transmissor de informação”. “Queremos acrescentar valor às notícias”, diz Anselmo Crespo, o que pode passar por debater e analisar, por forma a ajudar o telespetador a compreender os assuntos que marcam a atualidade.
E como vão marcar a diferença? Anselmo Crespo aposta na diversidade de conteúdos (da política à economia, da cultura ao desporto, passando por justiça, e tantos outros), seja nos programas em si, como nos espaços de comentário.
Mas então, o que muda?
De segunda a sexta-feira, logo de manhã, terá espaço um novo programa. O “Hoje é Notícia”, apresentado por Raquel Matos Cruz, onde “as pessoas são desafiadas a dar a sua opinião”, aponta Anselmo Crespo. Os temas poderão ser comentados por telefone, WhatsApp e nas redes sociais.
Depois, à tarde, com o programa “Os Quatro” a TVI24 vai ao encontro do objetivo enunciado pelo jornalista: Ajudar o telespetador a perceber as notícias da atualidade, num tom de comentário e discussão. Os jornalistas que estarão presentes são Anabela Neves, Pedro Santos Guerreiro e Filipe Santos Costa.
À noite, o novo programa é “O Dilema”. Com apresentação de Carla Moita ou de João Póvoa Marinheiro, o programa começa todos os dias às 23h. “É um espaço onde debatemos temas que dividem a sociedade”, explica o diretor de informação.
A partir da meia-noite, avança-se para o programa “Primeira Hora”, com João Pedro Rodrigues, que vai olhar para o dia que chega, analisando as primeiras páginas dos jornais nacionais e internacionais.
Só às segundas-feiras, às 22h, há um novo programa desportivo “Temos aqui um caso”, com análises de Rui Pedro Braz e Joaquim Sousa Martins.
Aos sábados de manhã a cultura tem uma nova casa no programa “Cool Box”. À tarde é apresentado um programa de documentários e reportagens, o “DOC24 – Originais”. Por fim, nos sábados à noite a TVI24 apresenta “A Lei da Bolha”, um programa de análise política moderado por Filipe Santos Costa e com comentários de Sérgio Sousa Pinto e Sebastião Bugalho.
Aos domingos, há três novos programas: “A culpa é dos economistas” que analisa os assuntos económicos nacionais e internacionais e que conta com o comentário do diretor do ECO, António Costa, e de Pedro Santos Guerreiro e Paulo Ferreira; “Emergência Nacional”, um programa com casos de justiça; e “Contas Redondas”, um programa que quer ajudar os cidadãos a perceber melhor economia.
Mas nem tudo é novo. Por exemplo, a “Circulatura do Quadrado” vai continuar nas quartas-feiras à noite e também o “Mais Bastidores”, às tardes, de segunda a sexta. O “Mais Futebol” também se mantém, mas passa para os domingos à noite.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Da economia ao desporto, TVI24 reinventa-se no 12º aniversário
{{ noCommentsLabel }}