5 coisas que vão marcar o dia

Enquanto os ministros do Turismo discutem o futuro do setor na UE, em Portugal o INE divulga a estimativa rápida da atividade turística em janeiro. E há dados sobre a dívida pública.

As famílias numerosas vão começar, a partir de hoje, a usufruir de uma majoração na redução do IVA da eletricidade. O primeiro dia de março é também o último da consulta pública ao o Plano de Recuperação e Resiliência, sendo dia de conhecer alguns indicadores económicos, seja do Banco de Portugal, com a dívida pública, seja do INE, com dados do turismo.

Banco de Portugal revela como está a dívida pública

O Banco de Portugal vai dar a conhecer vários indicadores esta segunda-feira, nomeadamente a evolução da dívida. Depois de ter terminado num recorde de 270,4 mil milhões na ótica de Maastricht, um aumento de 20 mil milhões de euros face a 2019, será possível perceber o que aconteceu no primeiro mês do ano, podendo assistir-se a um novo recorde.

Qual o impacto da pandemia no turismo no primeiro mês do ano?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga uma estimativa rápida da atividade turística em janeiro. A pandemia arrasou o turismo em 2020, levando a uma perda superior a 17 milhões de turistas, mesmo com a recuperação do último mês do ano. Em dezembro o setor registou 459.400 hóspedes e 969.800 dormidas, o equivalente a descidas de 70,9% e 72,4%, abaixo das observadas em novembro (-76,8% e -76,9%, respetivamente), mas o primeiro mês do ano deverá ter sido novamente “negro” com os novos confinamentos, em Portugal e na Europa.

Futuro do turismo debatido na UE

Uma iniciativa que não estava prevista pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia passou a ser prioritária para preparar a próxima época de primavera/verão, altura mais forte para o turismo europeu. Também será debatido o estado atual do setor, bem como será feita a recuperação financeira e social do mesmo.

É o último dia de consulta pública do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência está em consulta pública desde 16 de fevereiro, sendo esta segunda-feira, o último dia para que seja apresentados os contributos. O documento é um resumo de 147 páginas da versão final e mais longa que será enviada à Comissão Europeia. António Costa apelou à participação e contribuição de todos os portugueses na consulta pública do plano, que “permitirá recuperar o país e acelerar o futuro”. O PRR envolve 13,9 mil milhões de euros de verbas da União Europeia em subvenções a fundo perdido e Mariana Vieira da Silva admitiu que há manobra para alterações, mas dentro dos limites apertados deste programa negociado com Bruxelas.

Famílias numerosas têm bónus na descida do IVA da eletricidade

As famílias com cinco ou mais elementos passam, a partir desta segunda-feira, a usufruir da redução do IVA da eletricidade. As famílias que fizeram o pedido vão agora beneficiar do IVA a 13% na eletricidade para os primeiros 150 kWh consumidos em cada mês. A redução é válida por dois anos e depois as famílias numerosas terão de voltar a fazer prova do número de pessoas do agregado para continuarem a usufruir da majoração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião