EUA abre a porta a um acordo sobre imposto digital

  • ECO
  • 26 Fevereiro 2021

A nova administração Biden deixou cair uma exigência de Trump sobre a proteção das gigantes tecnológicas e abriu a porta a um acordo mundial sobre as regras de tributação no digital.

A nova secretária de Estado do Tesouro, Janet Yellen, adiantou esta sexta-feira aos ministros das Finanças do G20 que a Casa Branca irá deixar cair a exigência de um “porto seguro” para as gigantes tecnológicas no acordo sobre as regras da tributação no digital. Esta tinha sido uma imposição da administração Trump que acaba com a administração Biden, abrindo a porta a um acordo mundial sobre o imposto digital.

A informação é avançada pelo Financial Times (acesso pago) enquanto decorre a reunião do G20, citando fonte do Tesouro norte-americano. Esta exigência — que permitiria às gigantes tecnológica cumprir o acordo apenas voluntariamente e não obrigatoriamente — da anterior administração era o principal entrave a um acordo mundial sobre a tributação digital que, assim, fica mais perto de ser firmado nas negociações lideradas ao nível da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Janet Yellen terá garantido aos seus colegas que os Estados Unidos estão empenhados na resolução dos “desafios fiscais da digitalização” e na procura por um “imposto mínimo mundial robusto”. O ministro das Finanças italiano, Daniele Franco, que tem a presidência rotativa do G20, terá afirmado que o objetivo é chegar a um acordo ainda este ano. O FT escreve que tal poderá acontecer até julho, citando outra fonte que diz que a “dinâmica [entre os países sobre a tributação digital] nunca foi tão positiva”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA abre a porta a um acordo sobre imposto digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião