Áustria e Dinamarca fazem “aliança de vacinas” com Israel

  • ECO
  • 2 Março 2021

Áustria, Dinamarca e Israel planeiam formar uma aliança que se foca na produção de vacinas contra a Covid-19.

A Áustria e a Dinamarca estão a planear formar uma “aliança de vacinas” com Israel para combater futuras vagas de coronavírus. No centro das discussões estarão os planos para construir instalações de produção nos países para vacinas de mRNA, sendo que os três países estão em negociações com a Pfizer e Moderna sobre as suas fábricas

O chanceler austríaco Sebastian Kurz e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen vão a Jerusalém esta semana para discutir uma nova abordagem conjunta com o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, segundo avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). A Áustria já terá identificado um local pretendido para a produção de vacinas, avançou uma fonte à publicação.

Em cima da mesa nas discussões entre os três países poderá estar também o agrupamento de stock de vacinas. Este é um tópico sensível, já que a partilha de pequenas quantias de vacinas em excesso com aliados já causou alguma turbulência política em Israel. A União Europeia (UE), bem como países como o Reino Unido e os EUA, tem mecanismos que permitem restringir as exportações de vacinas.

A aliança que está a ser planeada parece contradizer as posições que têm sido expressas pela Comissão Europeia e várias figuras europeias para uma abordagem conjunta da UE à compra de vacinas. A primeira-ministra dinamarquesa sublinhou, num evento esta segunda-feira, que este passo não representava falta de confiança na UE, mas sublinhou que era necessário “aumentar drasticamente a produção de vacinas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Áustria e Dinamarca fazem “aliança de vacinas” com Israel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião