Tesco compra britânica Booker por 4,6 mil milhões

  • Marta Santos Silva
  • 27 Janeiro 2017

A empresa de supermercados Tesco vai comprar a grossista Booker por 4,6 mil milhões - o maior negócio de sempre da Tesco - passando a controlar 30% do mercado da alimentação de conveniência britânico.

A empresa de hipermercados Tesco vai comprar a Booker, uma grossista e operadora de lojas de conveniência, num negócio de 3,7 mil milhões de libras, o equivalente a 4,6 mil milhões de dólares. É o maior negócio de sempre da Tesco, que subiu 8% em bolsa após ter tornado a aquisição pública.

Não é certo que o negócio possa ir para a frente, visto que o regulador britânico da concorrência, a CMA, terá de aprovar uma compra que dá à Tesco controlo sobre 30% do mercado britânico da alimentação de conveniência, ao juntar as suas cadeias de supermercados às lojas detidas pela Booker. “Não é de todo claro que a CMA permita que as coisas se processem sem ver atentamente qual a sobreposição”, disse à Bloomberg o analista independente Nick Bubb.

A Booker subiu 13% na bolsa após o anúncio, chegando a valores recordes, enquanto a Tesco subiu 8%. A aquisição é vista como um sucesso para a Tesco, que vai ter “mais poder de negociação com os fornecedores e uma fatia enorme do mercado do retalho de conveniência”, afirmou Bryan Roberts, analista da TCC Global, citado pela Bloomberg.

O CEO da Booker, Charles Wilson, passa para o quadro administrativo da Tesco, que espera gerar sinergias anuais de pelo menos 200 milhões de libras dentro de três anos da transação.

O BNP Paribas não vê a aquisição como positiva, tendo emitido uma nota na qual os analistas do banco exprimiram as suas reservas: “Estrategicamente, questionaríamos a aquisição visto que as combinações no retalho da alimentação nunca parecem funcionar quando a integração é mais do que superficial”, escreveram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesco compra britânica Booker por 4,6 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião