Autarca de Alcochete elogia Governo por admitir dar passo atrás no novo aeroporto

Autarca socialista congratula Governo "por o bom senso de se for necessário dar um passo atrás para dar dois para a frente". Depois de travão da ANAC, Alcochete voltou a ser uma hipótese.

O presidente da Câmara Municipal de Alcochete elogiou, esta terça-feira, a decisão do Governo de repensar o aeroporto do Montijo e de pôr em cima da mesa outra opção: mais uma vez, o aeroporto em Alcochete. O município está pronto para receber aeroporto, caso seja essa a decisão.

“Apenas congratulo o facto de o Governo ter a capacidade, sensibilidade e bom senso de se for necessário dar um passo atrás para dar dois em frente. Isto é sinónimo da forma humilde de encarar este problema e não assumir um autoritarismo que diga «é ali que tem de ser construído, por isso é ali que vai ser»“, disse Fernando Pinto, presidente socialista do município de Alcochete.

O autarca referia-se à decisão do Executivo de avançar com um processo de Avaliação Ambiental Estratégica que mantém Montijo como opção, mas que também voltou a colocar em cima da mesa o aeroporto em Alcochete no Campo de Tiro. A decisão é tomada após a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) ter anunciado que não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo.

Município defende investimento em novo aeroporto

O Governo apresentou três soluções que estarão em avaliação: a atual solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto Humberto Delgado o de complementar; ou construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

Perante as soluções apresentadas Fernando Pinto defende a construção de um aeroporto de raiz. “Naturalmente que o município de Alcochete defende que esse investimento deve ocorrer dessa forma”, referiu. No entanto, caso não haja possibilidades financeiras apoiará as outras soluções para que se aja o mais rapidamente possível.

Mas admite que um investimento tão grande como o que seria feito, caso se avance com o novo aeroporto, teria “grandes impactos no concelho”. Um investimento destes trará mais emprego, emprego de qualidade, trazendo mais emprego a economia local e nacional terão impactos brutais”, notou, acrescentando que o “Campo de Tiro terá condições para acolher um investimento dessa natureza”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarca de Alcochete elogia Governo por admitir dar passo atrás no novo aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião