Iniciativa Liberal rejeita coligação de Moedas e apresenta candidato a Lisboa

  • ECO e Lusa
  • 6 Março 2021

A Iniciativa Liberal recusou integrar a coligação autárquica à Câmara de Lisboa encabeçada por Carlos Moedas e decidiu apresentar um candidato próprio, Miguel Quintas.

A Iniciativa Liberal recusou este sábado integrar a coligação autárquica à Câmara de Lisboa encabeçada por Carlos Moedas e decidiu apresentar um candidato próprio, Miguel Quintas, anunciou o presidente do partido, João Cotrim Figueiredo.

“A decisão não é fácil, mas é a decisão certa porque a maior parte dos partidos tem uma tentação de ter sucessos eleitorais imediatos. Nós não temos. Esta é a decisão certa porque sabemos que esses sucessos eleitorais só fazem sentido quando são conseguidos sem atalhos”, disse Cotrim Figueiredo, num anúncio feito na Praça do Município, com a Câmara de Lisboa como pano de fundo.

O líder partidário explicou que já falou com Carlos Moedas para lhe dar a conhecer a decisão tomada pela Comissão Executiva que se reuniu este sábado. Reconheceu que a candidatura individual tem “óbvios riscos mediáticos e eleitorais”, mas disse acreditar que estará dentro de seis meses a anunciar uma vitória.

“O grande objetivo é tirar da Câmara o PS que há 14 anos a governa e o presidente que há seis anos a governa”, referiu o deputado, considerando que Lisboa é atualmente “uma cidade sem ambição, com uma Câmara com demasiada burocracia e com demasiadas lógicas clientelares de exercício do poder”.

O cabeça de lista pela Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa é Miguel Quintas. “Esta será uma longa campanha que começa hoje, a meio de uma pandemia que nos deixou a todos mais frágeis, mais pobres e mais preocupados”, começou por dizer o candidato, explicando preferir não entrar em críticas partidárias e cingindo-se a uma apresentação lisboeta.

“Olá, o meu nome é Miguel, sou seu vizinho e, se precisar de alguma coisa, eu estou aqui”, disse, dirigindo-se aos eleitores. Caracterizou-se como pai, empresário e membro da comunidade e terminou repetindo: “O meu nome é Miguel Quintas e estou aqui para dizer aos lisboetas que têm aqui alguém, uma voz para lutar por eles“.

À agência Lusa, no início da semana, fonte liberal tinha adiantado que as conversações entre o candidato social-democrata à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e a Iniciativa Liberal para uma eventual coligação iriam continuar, depois de uma primeira reunião na segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iniciativa Liberal rejeita coligação de Moedas e apresenta candidato a Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião