Vendas de carros em Portugal têm a maior queda da Europa

Vendas de carros na União Europeia cederam, em média, 19,3%, em fevereiro. Portugal liderou as quebras, seguido da Lituânia e de Espanha.

Portugal liderou a quebra nas vendas de automóveis novos em fevereiro. Num mês marcado pelo confinamento, os novos registos de veículos no mercado nacional encolheram em 59%, mais do que em todos os países europeus, de acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

O trambolhão nos novos registos em Portugal é explicado pelas restrições impostos por causa da pandemia do novo coronavírus, que obrigaram os stands de automóveis a encerrarem portas. Assim, em fevereiro foram comercializados apenas 8.311 veículos, contra os 20.263 no mesmo mês do ano passado, antes da chegada da pandemia ao país.

Lituânia e Espanha apresentaram os piores registos, atrás de Portugal, com as vendas a encolherem 47,5% e 38,4%, respetivamente, sendo de notar que outros grandes mercados também sentiram o impacto da Covid-19. França registou uma quebra de 20,9%, enquanto na Alemanha os novos registos caíram 19%.

Em média, as vendas de carros na União Europeia cederam em 19,3%, com apenas dois mercados apresentarem desempenhos positivos: Suécia e Irlanda viram, de acordo com a ACEA, os novos registos crescerem 5,3% e 4,9%, respetivamente.

Este mês “negro” para a indústria teve especial impacto na Renault, que viu as vendas do grupo encolherem em 28,6% em fevereiro. As vendas da Stellantis, que inclui marcas como a Peugeot, Fiat e Opel, cederam 22,4%, enquanto as do Grupo VW caíram 19%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros em Portugal têm a maior queda da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião