Segurança Social paga novo mínimo do subsídio de desemprego a 26 de março
O aumento do mínimo do subsídio de desemprego vai ser pago a 26 de março a 83 mil pessoas e chegará com retroativos a janeiro, adiantou Ana Mendes Godinho.
Cerca de 83 mil beneficiários vão sentir, a partir deste mês, a subida do valor mínimo do subsídio de desemprego. Segundo adiantou, esta quarta-feira, a ministra do Trabalho, a atualização desse montante será paga a 26 de março, com retroativos a janeiro. Ana Mendes Godinho está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.
O Orçamento do Estado para 2021 determinou a subida do limite mínimo do subsídio de desemprego para o equivalente a 1,15 vezes o Indexante dos Apoios Sociais, ou seja, 504,6 euros. Apesar de esse aumento estar, portanto, previsto desde janeiro deste ano, a Segurança Social ainda tem pago os valores desatualizados.
Ana Mendes Godinho adiantou, contudo, que o novo valor mínimo do subsídio de desemprego já será considerado no pagamento de março, altura em que também serão transferidos os retroativos.
Numa audição em fevereiro, a ministra do Trabalho tinha explicado que o Executivo tinha decidido dar prioridade à implementação de outras medidas, tendo em conta a fase particularmente difícil de luta contra a pandemia, daí não ter conseguido por em prática ainda este reforço do mínimo do subsídio de desemprego logo no arranque do ano.
O Governo estimava que esta medida chegaria a 130 mil pessoas, quase mais 50 mil pessoas do que irão efetivamente beneficiar dela, de acordo com Ana Mendes Godinho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social paga novo mínimo do subsídio de desemprego a 26 de março
{{ noCommentsLabel }}