Porsche vende muitos híbridos. E 160 elétricos em Portugal

90% dos Porsche Cayenne e Panamera vendidos no mercado português são híbridos. E o Taycan está a ser um sucesso, havendo já 160 destes desportivos elétricos nas estradas nacionais.

A Porsche nunca vendeu tantos carros no mercado nacional como no ano passado, marcado pela pandemia. Foi um ano recorde, beneficiando da visão que os clientes têm de que os automóveis da marca de Estugarda são um “valor refúgio” no meio de uma crise como a que se está a viver, mas também do apetite pelos modelos híbridos e o elétrico. O Taycan está a acelerar nas vendas.

A marca comercializou 831 unidades em 2020, o que compara com as 749 matrículas de 2019. Foi o melhor ano de sempre em Portugal, que ajudou ao crescimento das receitas do grupo no ano passado. Um sucesso que Oliver Blume, CEO da Porsche, fez questão de salientar na conferência de imprensa de apresentação das contas, por videochamada.

Como é que a marca conseguiu? “O cliente português sabe que em situações complicadas, um Porsche é um valor-refúgio. Compra para preservar valor”, diz a Porsche Portugal, em resposta ao ECO. A perspetiva é que estes desportivos tendem, com os anos, a reter mais valor que outros modelos de outras marcas. E alguns, os modelos especiais que vai lançando, acabam até por valer mais já depois de terem saído do stand.

E que modelos compram? É verdade que quando se pensam em Porsche, automaticamente surge o perfil do mítico 911, mas o grosso das vendas da marca acaba por recair nos SUV. O Cayenne e o Macan são os grandes motores das vendas, a que se junta também o Panamera, o desportivo de cinco portas da marca. Especialmente aqueles com motorizações híbridas.

O cliente português sabe que em situações complicadas, um Porsche é um valor-refúgio. Compra para preservar valor.

Porsche

Os híbridos têm grande peso nas vendas da Porsche. Em Portugal e Espanha, onde foram vendidos mais de 3.000 veículos da marca, 45% deles foram híbridos. “90% dos Porsche Cayenne e Panamera vendidos no mercado português são híbridos”, revela a fabricante.

Outro número que mereceu destaque na apresenta da Porsche foi o das vendas daquela que é a primeira investida da marca no mundo dos 100% elétricos. O Taycan está a ser um sucesso de vendas, lá fora e cá. “O Taycan teve imenso sucesso em Portugal“, diz a marca, salientando que foram vendidos 400 em Portugal e Espanha. Desses, 160 estão nas estradas nacionais.

E a perspetiva é de que a procura por este modelo elétrico de elevado desempenho continue este ano, ganhando peso na quota de vendas da marca enquanto não chega o Macan elétrico, que poderá ver a “luz do dia” em 2026, partilhando componentes com o Audi Q5 (as duas marcas pertencem ao Grupo VW). “Entre vendas e pedidos, este ano, vamos em 80 unidades”, disse a fabricante.

A Porsche vai ter mais elétricos, mas pode vir a existir um 911 que não faz barulho? Questionado sobe a possibilidade de fazer nascer um 911 elétrico, o CEO da marca diz que “não é possível”. Contudo, Oliver Blume revelou que a marca está a “pensar num modelo desportivo muito interessante”, tirando partido da eletrificação, ou seja, do sistema híbrido que usa hoje em dia dos carros de corrida em Le Mans. “Será um dos 911 mais potentes da história”. Pode ser uma realidade “nos próximos 5 anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porsche vende muitos híbridos. E 160 elétricos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião