“É necessário manter estado de emergência para garantir que todos os passos são dados com segurança”, diz Costa

O primeiro-ministro defendeu que o estado de emergência se deverá manter até maio, para garantir que o desconfinamento é feito com segurança.

O primeiro-ministro mostrou concordância com a ideia do Presidente da República de que o estado de emergência se deve prolongar até maio, para acompanhar o desenrolar do plano de desconfinamento. Isto por forma a “garantir que todos os passos são dados com segurança”, reiterou António Costa.

Questionado sobre as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa apontou que é uma “iniciativa do Presidente da República que requer autorização da Assembleia da República. Mas, “da parte do Governo, é esse o entendimento: pelo menos até final deste processo [de desconfinamento], é necessário manter o estado de emergência para garantir que todos os passos são dados com segurança”, disse.

António Costa apontou também que os meses de janeiro e fevereiro foram “verdadeiramente dramáticos”, em várias frentes, pelo que agora que “conseguimos conquistar situação temos de conseguir manter assim”. O primeiro-ministro admitiu que a cada passo que dermos “aumenta risco de transmissão”, pelo que é necessário continuar a ter cuidado.

“O primeiro controlo que tem de existir é nós próprios”, sublinhou, reiterando que a situação “não é um jogo”, entre o “Governo que impõe restrições para chatear pessoas”, com as pessoas “que tentam contornar” as regras. Ainda assim, salientou que a “sociedade tem mostrado ser responsável ao longo deste ano, suportado muitos sacrifícios com custo muito grande na vida pessoal, familiar, afetiva, económica e laboral”.

Agora, “para garantir que a Páscoa não seja momento de convívio familiar, a proibição de circulação entre concelhos vigorará não só durante próximo fim de semana mas durante toda semana” e também no outro fim de semana, apontou o primeiro-ministro. “Autoridades estarão lá para fazer cumprir lei”, garantiu.

(Notícia atualizada às 16h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É necessário manter estado de emergência para garantir que todos os passos são dados com segurança”, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião