Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.174 euros por metro quadrado

  • ECO
  • 25 Março 2021

Preço médio do metro quadrado das casas atingiu 1.174 euros, um novo máximo histórico. Subiu quatro euros face ao primeiro mês do ano.

A avaliação que é feita pelos bancos às casas na hora de conceder financiamento para a compra voltou a aumentar. Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo mês do ano, o indicador fixou-se em 1.174 euros por metro quadrado, uma subida de quatro euros em comparação com o mês anterior, atingindo um novo recorde.

“O valor mediano de avaliação bancária foi 1.174 euros em fevereiro de 2021, mais quatro euros que o observado no mês precedente. Em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 5,7% (6,1% em janeiro)”, diz o INE, salientando que “o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 23 mil, menos 4,1% que no mesmo período do ano anterior”.

Foi mais um mês de subida no valor a que os bancos avaliam as casas, no âmbito de processos de concessão de financiamento para a compra dos referidos imóveis. O INE explica que “o maior aumento face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,1%)”, sendo esta uma das que apresenta já uma das avaliações mais elevadas em Portugal.

“A Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país
(33%, 30% e 2%, respetivamente)”, explica o gabinete de estatísticas. Os preços médio por metro quadrado são de 1.558 euros, 1.522 e 1.192 euros, respetivamente,

Em sentido inverso, a redução mais acentuada “foi observada na Região Autónoma dos Açores (-0,5%)”, não sendo, contudo, esta uma das regiões com avaliações mais baixas. “As regiões da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela foram as que apresentaram o valor mais baixo em relação à mediana do país (-42%)”, diz o INE.

(Notícia atualizada às 11h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.174 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião