Mapfre, Catalana Occidente e Santalucia são as marcas de seguros mais valiosas em Espanha
O índice das 100 marcas mais valiosas de Espanha inclui três seguradoras entre as 55 marcas de maior valor. Segundo análise da Brand Finance, 81% das marcas do ranking desvalorizaram em 2021.
A Mapfre é a 8ª no ranking geral das marcas mais valiosas de Espanha, cedendo 13,6% face a 2020 e a cotar 3,1 mil milhões de euros, evidenciando-se como a marca de seguros mais valiosa de Espanha, segundo o estudo anual da Brand Finance, consultora global de marca com sede em Londres.
Considerada “marca de seguros mais internacional” entre os símbolos da economia espanhola, o valor de marca da Mapfre suporta-se 44% em Espanha e os restantes 56% no resto do mundo. A depreciação de 13,6% é explicada por projeções mais frágeis de crescimento em prémios e incremento do risco.
Catalana Occidente, 2ª marca de seguros mais valiosa no ranking, aumentou o seu valor 1,8%, beneficiando da melhor classificação em fidelidade do cliente. Terceira seguradora espanhola mais valorizada no ranking, a Santalucía registou incremento de 1,1%. Em plena pandemia foi única seguradora a ganhar posições face a 2020, ao subi do 61º para 55º lugar da tabela geral.
Santander, marca do grupo bancário originário da Cantábria, é a mais valiosa de todas as marcas de Espanha, ostentando 12,15 mil milhões em valor de marca (-23,4% face a ao ano anterior), seguindo-se a Zara (têxtil e vestuário) e a Movistar (telecomunicações), as três com presença no Top5 desde 2011.
Os 102,3 mil milhões de euros que este ano resultam da soma das 100 marcas mais valiosas de Espanha representa depreciação de 13,4% face a 2020 e cerca de 15% menos quando comparado com 2019. O Top10 das mais valiosas manteve-se inalterado apesar da Covid-19 e concentram 60% do valor total, mas 81% das marcas listadas no “BrandFinance España 100” desvalorizaram.
Segundo o estudo, os setores que melhor responderam à pandemia foram banca, tecnologia, telecomunicações, alimentação, bebidas, logística e distribuição. Seguros, turismo (hotéis e linhas aéreas), têxtil e meios de comunicação são apontados como os setores mais afetados pela crise da pandemia.
No entanto, embora afirmando que “os anos de glória terminaram” para a indústria seguradora, o estudo refere que a quebra dramática de reclamações de seguro durante a pandemia resultou em incrementos no valor de marca do setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mapfre, Catalana Occidente e Santalucia são as marcas de seguros mais valiosas em Espanha
{{ noCommentsLabel }}