A importância da memória
365 dias de pandemia são muitas memórias por viver que deixámos em stand by. E outras tantas que acumulámos em todos os metros quadrados dos nossos novos escritórios improvisados.
No outro dia fui à redação. Em cima da minha mesa, alguma correspondência por abrir, livros enviados por editoras, a mais recente edição da revista Pessoas em cima da minha secretária. Todas as outras, vazias. Minutos antes, a porta fechada e trancada foi a primeira chamada de realidade: estava sozinha num espaço que dividi, durante os últimos três anos (quatro, na verdade, sendo que do último nada podemos dizer), com cerca de três dezenas de pessoas, que fazem todos os dias o ECO, a Pessoas, a Advocatus, o ECO Seguros, o ECOolhunter e o Capital Verde, todas as marcas do grupo.
Há um ano que a redação se divide geograficamente, apesar de tudo parecer como antes. Estamos espalhados um pouco por todo o país, cada um em sua casa, sem nos cruzarmos presencialmente e, claro, sem tudo o que desses encontros decorre. Como nós, milhares de empresas tiveram de reinventar formas de comunicar e de colaborar, acelerar e digitalizar processos, coordenar timings, repensar prioridades, saber como gerir trabalho, expectativas, emoções. E, em todos esses movimentos forçados, uma palavra ressoou em muitos dos artigos que escrevemos durante o último ano de pandemia: “pessoas”.
O nome da nossa revista, e o projeto que ela encerra, nunca fizeram tanto sentido: falar de empresas, de gestão, de crescimento, de desafios, de inovação, de cultura, de turismo e de imobiliário, de escritórios e de dinâmicas entre colaboração, de tecnologia e de internacionalização, nunca seria possível sem as pessoas que fazem destas e de tantas outras áreas, focos da nossa atenção enquanto jornalistas, e da nossa afirmação enquanto país no mundo.
Por isso, queremos comemorar consigo o nosso aniversário. Nesta edição celebramos os dois anos de revista mas, sobretudo, festejamos em simultâneo, todas as superações que operámos, cada um de nós e, em conjunto, no último ano. Nestas páginas vamos premiar o que de melhor se fez em matéria de gestão de pessoas em 2020. Vai encontrar histórias contadas na primeira pessoa que, vistas em perspetiva, são a história de cada um de nós. Uma viagem à gestão da pandemia, sem esquecer que ela assenta, todos os dias, na forma como tratamos as pessoas que nos rodeiam. E na forma como somos tratados por elas e por nós mesmos. Venha daí: este prémio é seu também.
Pode comprar a sua Pessoas nas bancas ou assinar a revista aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A importância da memória
{{ noCommentsLabel }}