Hoje nas notícias: Autotestes, políticos e ciberataques
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Ainda esta semana os portugueses poderão comprar os testes de deteção do novo coronavírus para fazer em casa. Destaque também para as grandes empresas que estão impedidas de fazer despedimentos, mas que dizem desconhecer as regras de tal medida. É ainda notícia o facto de Portugal ter sido alvo de ciberataques feitos por países estrangeiros.
Autotestes devem chegar às farmácias esta semana a rondar os 10 euros
Até ao final desta semana, os portugueses poderão comprar os testes de deteção do novo coronavírus que podem ser feitos em casa, sem necessidade de deslocação a um laboratório. Estes testes serão vendidos em farmácias e parafarmácias, à unidade ou em packs de 25, e custarão cerca de 10 euros, estando isentos de IVA. Qualquer pessoa com mais de 18 anos os poderá comprar. Até ao momento, apenas a SD Biosensor obteve autorização do Infarmed para vender estes autotestes em Portugal. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
“Segunda fase de vacinação deve acontecer só por idades”
A forma como tem decorrido o processo de vacinação tem levantado questões em muitos países. Em Espanha, fala-se de como os indivíduos que se encontram na faixa etária dos 70 e dos 79 anos, sem patologias associadas, estão a ficar para trás na imunização. Essa realidade leva o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, a defender que, em Portugal, a “segunda fase da vacinação” ocorra “por idades”, para que esta faixa etária não fique esquecida. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Empresas estão impedidas de despedir, mas não sabem as regras
As grandes empresas que tenham tido um resultado líquido positivo em 2020 e queiram aceder aos apoios do Governo têm de cumprir uma condições: manter em 2021 o mesmo número médio de trabalhadores que tinham. Esta medida foi aprovada no Orçamento do Estado (OE 2021) e a ideia é que a verificação dos postos de trabalho seja trimestral. Porém, a mesma lei determina que o regime terá de ser regulamentado pelo Governo e, apesar de o primeiro trimestre do ano estar já a chegar ao fim, ainda não são conhecidas as regras. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Ministério Público aperta declaração de rendimentos de 318 políticos
O Ministério Público pediu esclarecimentos adicionais a 318 políticos sobre a declaração de rendimentos e de património que estes entregaram no Tribunal Constitucional. Estes pedidos incidiram, sobretudo, em contas bancárias a prazo, imóveis, aplicações financeiras, passivo e cargos sociais, Em causa estão erros de preenchimento, falta de dados e dúvidas na informação preenchida. No ano passado foram analisados 524 processos de políticos, menos do que as 826 declarações fiscalizadas em 2019. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Portugal alvo de ciberataques feitos por países estrangeiros
O Relatório Anual de Segurança Interna documenta que o Estado português foi alvo de ciberespionagem. Várias infraestruturas críticas nacionais sofreram ataques informáticos, com vista à obtenção de informação confidencial indevida, detentora de valor político e económico. Em algumas das ocasiões relatadas, os autores dos ataques foram certos países estrangeiros, embora se dê conta de que grupos extremistas de Direita têm vindo a reforçar a sua atividade online neste âmbito. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Autotestes, políticos e ciberataques
{{ noCommentsLabel }}