Desemprego na Zona Euro cai para mínimos de 2009

No final do ano passado, havia à volta de 15,5 milhões de pessoas desempregadas na zona euro.

A taxa de desemprego na Zona Euro caiu para 9,6% em dezembro do ano passado, valor que representa uma queda de 0,1 pontos percentuais em relação a novembro do mesmo ano e de 0,9 pontos percentuais face à taxa de dezembro de 2015. Esta é a taxa de desemprego mais baixa desde maio de 2009, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Considerando o conjunto dos 28 países da União Europeia, o desemprego manteve-se inalterado nos 8,2%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

Ao todo, havia, no final do ano passado, pouco mais de 20 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia, das quais 15,5 milhões apenas na zona euro. Houve assim uma redução, em cadeia, de 0,7% no número de pessoas desempregadas em ambas as regiões. Já em termos homólogos, o número de pessoas desempregadas caiu 8,3% e 7,4%, respetivamente, na União Europeia e na zona euro.

Alemanha tem a taxa mais baixa, Grécia a mais alta

A Alemanha manteve-se como o país da zona euro com a taxa de desemprego mais baixa, nos 3,9%, e com um total de 1,679 milhões de pessoas desempregadas. Seguem-se os Países Baixos e Áustria, com taxas de 5,4% e 5,7%, respetivamente.

Do lado oposto estão a Grécia, com a taxa de desemprego mais elevada, nos 23% (dados de outubro, o último mês para o qual o país disponibilizou dados), e Espanha, com 18,4%.

Portugal, com 10,2%, ficou acima da média da zona euro e foi o país com a quinta taxa de desemprego mais elevada da região. Mas foi também, a par de Espanha, o país que conseguiu a maior redução da taxa de desemprego de novembro para dezembro, em 0,3 pontos percentuais.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego na Zona Euro cai para mínimos de 2009

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião