Quatro questões que vão impressionar o recrutador numa entrevista de emprego

Para os especialistas em recrutamento e seleção, as perguntas que o candidato faz podem, às vezes, revelar mais sobre sobre ele do que propriamente as respostas que dá durante a entrevista.

Imagine este cenário: A entrevista de emprego está quase a terminar, já falaram do percurso académico, do currículo, das skills do candidato e dos requisitos para a vaga. Está a correr bem e, quase no final, o recrutador pergunta: “Tem alguma questão ou dúvida?”. É a oportunidade do candidato fazer as suas perguntas, mas nem todas impressionarão o empregador.

De acordo com a Fast Company (acesso condicionado, conteúdo em inglês), deve usar esse tempo para fazer perguntas que podem revelar informações importantes e, ao mesmo tempo, impressionar o empregador.

Estas são as quatro questões que deve ter em mente na sua próxima entrevista de trabalho:

1. “Vê alguma mudança importante no cargo ou local de trabalho no próximo ano?”

Ainda que não seja uma pergunta de fácil resposta, sobretudo tendo em conta a incerteza que a pandemia mundial da Covid-19 provocou, John Hill, CEO da empresa de recrutamento Energists, diz que pode dar ao candidato uma ideia dos planos da empresa para o futuro. “Muitas organizações estão num período de transição, por isso é inteligente saber como isso o poderá afetar caso seja contratado“, explica. “Não vai querer entrar à espera de trabalho remoto a longo prazo e descobrir que vai trabalhar para o escritório já no verão“, continua. Por outro lado, o especialista em recrutamento e seleção diz que a pergunta mostra, também, que o candidato está a pensar a longo prazo.

2. “O que posso fazer para ter sucesso neste trabalho?”

Perguntas como esta dão algumas pistas aos entrevistadores sobre a motivação e o potencial de sucesso do candidato, considera Jennifer Morehead, CEO da Flex HR. “As perguntas que os entrevistados fazem são, frequentemente, mais indicativas do seu sucesso do que propriamente as suas respostas. Peso que são as perguntas que faz que podem realmente diferenciar um candidato dos restantes“, afirma.

3. “Que oportunidades de crescimento oferece a organização?”

Questionar sobre oportunidades de progressão e crescimento mostra que o candidato está a pensar em como pode crescer dentro da empresa. “A contratação é dispendiosa para as organizações. Contratar alguém que está apenas à procura de um ordenado até encontrar para uma melhor oportunidade custa tempo e dinheiro à empresa“, explica Nancy Spivey, coach de carreira. “Perguntar sobre o futuro e as oportunidades de crescimento mostra ao empregador que está disposto a investir na organização a longo prazo“, acrescenta.

4. “Há mais alguma coisa que eu possa partilhar para estar no topo da vossa lista?”

Esta poderia ser a derradeira pergunta, mostrando interesse e, ao mesmo tempo, convidando o recrutador a fazer alguma pergunta adicional. “Esta é uma questão forte para terminar a entrevista“, alerta a coach de carreira Lauren Cohen. Mostrar ao entrevistador que está a pensar já no seu desempenho no cargo é “encorajador”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro questões que vão impressionar o recrutador numa entrevista de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião